Shot detox: O que é, para que serve e receitas

5 de novembro, 2020

Chamado de “o novo suco verde”, o shot detox é sucesso entre quem está visando o emagrecimento ou apenas seguir hábitos mais saudáveis. Em uma única dose, a bebida concentrada reúne superalimentos considerados funcionais, ervas e temperos com o objetivo de desintoxicar o corpo, ajudando o organismo a eliminar toxinas, desinchar e, assim, resultar em uns quilinhos a menos na balança. 

A ingestão em único gole é uma estratégia para facilitar e trazer praticidade ao consumo dessas poderosas misturas, que também têm ação anti-inflamatória, antioxidante, aumentam imunidade, trazem mais energia e melhoram a digestão. 

Na verdade, os shots servem como uma “bomba de nutrientes”, segundo a nutricionista Vanessa Losano. “Eles são altamente concentrados, tendo como função, portanto, garantir ao corpo alguns nutrientes de uma só vez”, explica a especialista. 

Geralmente, o shot é ingerido logo pela manhã, em jejum – por isso, também é conhecido como shot matinal.  Mas, não é uma regra. Porém, seu consumo antes da primeira refeição do dia é preferível por evitar a interação com outras substâncias no trato gastrointestinal, aumentando, assim, a velocidade de absorção dos compostos.

Quando o assunto é a lista de ingredientes, o sumo do limão (suco da fruta espremida, sem água) é o que mais aparece. Da mesma maneira, gengibre, cúrcuma, pimenta, chá verde, canela e vinagre de maçã também costumam fazer parte da combinação. 

Qual a diferença entre shot detox e suco detox?

Diferentemente do suco, o shot não tem água como base, sendo assim, não objetivam a hidratação do corpo. E não há contraindicações quanto a quem pode tomar os shots. 

Vale ressaltar, por fim, que nenhum suco ou shot tem por si só o poder do emagrecer, porém, um corpo bem nutrido e com bom funcionamento certamente tem seu processo de emagrecimento otimizado

Receitas de shot detox

Shot de gengibre com maçã

Suas propriedades ajudam a promover a queima de gordura, combater acne, reduzir os níveis de açúcar no sangue e alcalinizar o corpo. Para prepará-lo, basta misturar uma maçã pequena, 3 cm de gengibre e 1/2 colher de chá de canela.

Shot de gengibre com abacaxi

Graças ao seu alto teor de fibras, esse shot melhora a digestão. Também, elimina e impede a retenção de líquidos e é um ótimo anti-inflamatório. Como bônus, você pode descobrir que é excelente para promover a perda de peso.

Você pode prepará-lo misturando 1/2 xícara de abacaxi picado e 3 cm de gengibre.

Leia também: Reeducação alimentar: Saiba o que é e como começar

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.