Fica o dia todo sentado? Confira alimentos amigos da circulação

Alimentação Bem-estar
24 de Março, 2022
Fica o dia todo sentado? Confira alimentos amigos da circulação

O sangue tem um papel muito importante na manutenção da temperatura e no funcionamento do nosso corpo, sabia? Afinal, ele leva calor, nutrientes e oxigênio para os membros mais periféricos (como mãos e pés). E alguns hábitos, como a prática regular de atividade física e a alimentação adequada, são essenciais para que a circulação ocorra da forma correta.

O problema é que, quando passamos o dia todo sentados (hábito potencializado na pandemia), o trânsito sanguíneo pode ser prejudicado. Isso porque a circulação precisa lutar contra a gravidade para levar de volta o sangue dos pés ao coração — e a dificuldade aumenta ainda mais ao mantermos os joelhos dobrados.

O organismo costuma dar sinais de má circulação nas pernas ou em outras regiões. Dormência ou inchaço nos membros, formigamento nas mãos e nos pés, dor ao caminhar, fadiga muscular e até paralisia são alguns deles.

Além disso, não é incomum o aparecimento de cãibras e manchas vermelhas ou azuladas, varizes e rachaduras nos calcanhares. A pele também costuma ficar mais ressecada e perder os pelos.

Como já dito anteriormente, adotar um estilo de vida equilibrado, com uma dieta balanceada e atividade física, é muito importante para prevenir o problema. Outras dicas importantes são: evitar calças justas demais, beber muita água e levantar a cada hora para caminhar um pouco pelo ambiente.

Leia também: Trombose: Principais sintomas e dicas para prevenir

Além disso, conheça os alimentos amigos da sua circulação:

Alimentação e circulação

Beterraba

O vegetal é rico em moléculas chamadas nitratos, que são convertidos em óxido nítrico pelo organismo. Este último, por sua vez, dilata os vasos sanguíneos (vasodilatação), o que faz com que mais sangue rico em oxigênio circule pelo corpo.

Sem contar que o seu pigmento natural (betacianina) é anti-inflamatório e antioxidante. Aliás, um artigo publicado no European Journal of Applied Physiology mostrou que a beterraba ajudou a diminuir a dor muscular e a acelerar a recuperação de esportistas após um circuito intenso de saltos.

Frutas cítricas e vermelhas

Pois costumam carregar muita vitamina C, que possui efeito antioxidante. Desse modo, ela ajuda a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos e reduz a fragilidade e o extravasamento de sangue nos mesmos. Laranja, limão, morango, amora e framboesa são alguns exemplos.

Alimentação e circulação: Especiarias

Como pimenta-caiena, cúrcuma, cardamomo e canela também possuem efeitos antioxidante e anti-inflamatório.

Peixes gordurosos

O ômega-3 presente em peixes como salmão, sardinha e atum promove a vasodilatação, estimula a produção de óxido nítrico e exerce efeito anti-inflamatório, antioxidante e anti-trombótico, tornando o sangue mais fluido e facilitando a circulação. O mesmo vale para as castanhas variadas.

Alimentos ricos em potássio

Mineral contribui para prevenir cãibras, que podem ser causadas pelo excesso de ácido lático no corpo. Banana, batata-doce, abacate, damasco seco, espinafre, abóbora e feijão preto carregam grandes concentrações do nutriente.

Alimentação e circulação: o que evitar?

Frituras e comidas gordurosas, molhos e temperos ricos em sódio e embutidos então entre os ingredientes que precisam ser evitados.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor