Criança asmática pode fazer atividade física?

Bem-estar Movimento Saúde
11 de Março, 2022
Criança asmática pode fazer atividade física?

Falta de ar, dificuldade para respirar, sensação de aperto no peito, chiado ou tosse. Esses são alguns dos sintomas mais tradicionais da asma, condição física que afeta mais de dois milhões de pessoas somente no Brasil e pode interferir diretamente nas atividades diárias. É uma doença que possui tratamento efetivo e se torna altamente controlada com acompanhamento médico. No entanto, uma dúvida que pode aparecer frequentemente é: criança asmática pode fazer atividade física?

Roberta Fittipaldi, pneumologista, explica que, quando há crise, não é indicado fazer esforço físico. Mas, uma vez controlado o quadro, os exercícios passam a ser altamente recomendados. “Essas atividades, principalmente as aeróbicas — como corrida, natação, bicicleta, dança, luta, patinação — estimulam nosso organismo a produzir substâncias anti-inflamatórias”. 

De acordo com a médica, a asma brônquica é uma doença inflamatória e esse tipo de exercício ajuda o paciente a não ter os sintomas mais comuns. “Sendo assim, a atividade física é importante não somente para crianças asmáticas, mas para adultos também”, diz. 

Atividade física para criança asmática

Roberta enfatiza, inclusive, que alguns esportes são mais indicados em casos de asma — por exemplo, a natação. “É um exercício aeróbico que ficou muito popular nos anos 80, justamente por ser indicado para os asmáticos”, revela. “É uma atividade completa, que mexe com os músculos do corpo todo, inclusive os da respiração, que fazem parte do sistema pulmonar”, completa. Segundo a médica, o músculo, quando bem treinado, ajuda o paciente a respirar melhor. 

Ela reforça ainda que isso não significa que a natação seja o único exercício possível. A criança asmática pode fazer outros tipos de atividade física. “Todos os aeróbicos mexem com os músculos da respiração e melhoram as capacidades física e cardiopulmonar. Eles treinam os músculos do coração e da respiração, fazendo com que o paciente tenha uma inspiração e uma expiração mais fáceis, tranquilas e calmas. Exercícios físicos como esse auxiliam e tornam a musculatura cardiorrespiratória cada vez mais treinada.”

Fonte: Roberta Fittipaldi, pneumologista

Leia também: Asma: Alimentos que ajudam a aliviar os sintomas

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina