4 receitas para perder barriga e otimizar a queima de gordura!
A gordura abdominal pode ser o local mais difícil de secar durante o emagrecimento. Isso porque esse processo envolve alguns fatores que nem sempre dependem da nossa vontade — é o caso da genética, por exemplo. Mas a boa notícia é que algumas receitas podem ajudar quem pretende perder barriga! Entenda melhor:
Por que a gordura abdominal pode ser mais perigosa?
Você sabia que nem toda gordura presente no nosso corpo é criada da mesma forma? Na verdade, existem três tipos de gorduras no organismo, que são estocadas de maneiras diferentes. Por exemplo, aquela localizada na região abdominal geralmente é a visceral (ou seja, que fica entre os órgãos), muito conhecida por ser prejudicial à saúde. É por isso que buscar saber como perder gordura abdominal vai muito além da estética.
A questão é que não podemos dizer ao nosso corpo qual parte ele deve “secar” durante a perda de peso. Na verdade, a barriga pode ser o último local a diminuir.
Mas a boa notícia é que alguns hábitos podem ajudar quem tem esse objetivo! Antes de partirmos para as receitas para perder barriga, que tal fazer uma check list e entender se você está do lado do seu corpo na meta?
Leia também: 5 receitas para ganhar massa muscular
Além das receitas: hábitos alimentares para perder barriga
Evite açúcar em excesso
Cortar esse ingrediente do cardápio, ou apenas diminuir o seu consumo (evitando refrigerantes e guloseimas), é uma maneira eficiente de perder a gordura da barriga.
Isso porque um estudo publicado no Journal of Nutrition descobriu que o consumo regular de bebidas açucaradas estava associado a um aumento no volume da gordura abdominal em adultos.
Aposte nos grãos integrais
Não, você não precisa abandonar o tão amado pãozinho. Entretanto, invista em versões mais nutritivas, como as feitas com farinha de trigo integral e outros cereais. O mesmo vale para as massas, os biscoitos e o arroz.
Isso porque além de serem melhores opções para quem quer emagrecer, tais itens são ricos em fibras, importantes para o bom funcionamento do intestino — e todo mundo sabe que a prisão de ventre contribui para um maior volume abdominal.
Beba líquidos
A água é essencial para diversas funções do nosso organismo. Uma delas é evitar a retenção de líquidos, característica que causa inchaço.
Leia também: Como montar uma marmita saudável, como a de Cesar Tralli
Receitas para perder barriga
Primeiramente, vale lembrar: nenhum alimento ou receita, sozinho, é capaz de nos fazer emagrecer. Mas se ele estiver dentro de um cardápio saudável e equilibrado, pode ajudar, sim, a queimar a gordura abdominal. Portanto, além de comer bem e praticar atividade física com frequência, tente investir nas seguintes receitas para perder barriga:
Overnight oats
A aveia é um carboidrato que ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL (lipoproteínas de densidade baixa, ou “colesterol ruim”) e é rica em proteínas e fibras, que auxiliam a digestão. O cereal tem ainda a vantagem de manter os níveis de açúcar no sangue estabilizados, prevenindo picos e quedas glicêmicas que são associados ao aumento de peso.
A overnight oats é uma receita americana que utiliza “aveia amanhecida”. Ela é bem simples e prática, mas para funcionar, é preciso que seja feita com uma certa antecedência. O próprio nome já diz: overnight oats, se traduzido literalmente para o português, significa aveia de um dia para o outro. O ideal é juntar todos os ingredientes antes de dormir, levar à geladeira e comer na manhã do dia seguinte.
Ingredientes:
- 1 col (sopa) aveia em flocos finos;
- 4 col (sopa) leite vegetal;
- 1 unidade média de banana nanica;
- 1 pote de iogurte grego light tradicional.
Modo de preparo:
Primeiramente, coloque a aveia embebida em leite, a banana e o iogurte grego. Depois, adicione mais um pouco de aveia e banana e deixe descansar na geladeira durante a noite. Por fim, basta retirar da geladeira pela manhã e comer.
Você pode incrementar ainda mais a sua receita e colocar toppings na overnight oats. O legal é adicionar morangos, mirtilos e uvas-passa, por exemplo, pela manhã. Assim, as frutas estão frescas e prontas para o consumo.
Suco verde
A couve é uma boa fonte de minerais como fósforo e ferro (que combate anemia), além de ser importante para os músculos e os ossos e também um poderoso antioxidante. Além disso, o alimento concentra poucas calorias e é rico em fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e dão a sensação de saciedade.
O suco de couve, aliado com uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, ajuda, sim, a chegar na sua meta de peso. Então, comece a aproveitar os benefícios de saúde e emagrecimento dessa verdura em seu dia-a-dia!
Ingredientes:
- 2 copos grandes de chá-verde;
- 2 folhas de couve-manteiga;
- 1/2 maçã verde com casca;
- 3 talos de aipo verde com folhas;
- 1 col (sopa) de salsinha;
- Suco de 1/2 limão;
- Capim limão e hortelã a gosto.
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.
Receitas para perder barriga: sopa verde detox
Primeiramente, a sopa verde é uma ótima fonte de vitaminas, bem como antioxidantes, que estão presentes nas folhas verdes, seu ingrediente principal. Ainda, ela pode ser considerada uma refeição detox, pois suas propriedades ajudam a “limpar” o corpo.
Ingredientes:
- Metade de um maço de couve;
- Meio maço de escarola;
- Espinafre;
- Salsão;
- Abóbora japonesa;
- Chuchu;
- Abobrinha;
- 1 litro de água.
Modo de preparo:
Cozinhe todos os ingredientes na água até que estejam bem macios e, em seguida, bata-os no liquidificador. Então, retorne o líquido para a panela e tempere — se precisar, adicione mais água. Você pode colocar uma fonte de proteínas como frango desfiado para deixar a refeição ainda mais completa.
Pudim de chia
O pudim de chia é uma ótima opção de café da manhã e lanche. Além de ser fácil de fazer, ele é nutritivo e vegano – não contém produtos de origem animal. É uma fonte de fibras, por isso ajuda na digestão e promove saciedade. Sendo assim, também atua no controle da fome.
Basicamente, ele é feito a partir das sementes de chia, ricas em fibras e gorduras boas. Dessa forma, o “pudim” também é fonte desses nutrientes.
Ingredientes:
- 5 col (sopa) de sementes de chia;
- 200ml de leite vegetal de sua preferência;
- Geleia de morango natural (sem açúcar).
Modo de preparo:
Primeiramente, em um copo ou uma tigela de sobremesa, adicione o leite de sua escolha e junte as sementes de chia. Em seguida, misture bem os dois com uma colher e deixe a mistura descansar por cerca de 5 minutos. Então, mexa mais uma vez e leve à geladeira por no mínimo duas horas. Por fim, finalize com a geleia e consuma.
Leia também: Bater whey com arroz cozido ajuda a ganhar massa muscular?