Começou o verão! Dicas para manter a dieta na estação
A estação mais quente do ano começou oficialmente hoje (21/12)! Para muitos, manter a dieta no verão pode ser uma tarefa complicada, já que o período é marcado por férias, viagens, festas de fim de ano e até Carnaval. Contudo, alguns ajustes no cardápio podem ajudar a tornar o processo mais leve e fácil! Confira:
Vantagens e dificuldades de manter a dieta no verão
O calor trazido pelo verão é alvo de sentimentos muito diferentes entre os brasileiros: há quem ame temperaturas mais altas e fique mais motivado para treinar e seguir a dieta; e há quem sinta um desânimo maior por conta da sensação térmica.
Mas a verdade é que os dias mais ensolarados podem ser ótimos incentivadores dos exercícios ao ar livre — o que faz muita gente ir a praças e parques com o intuito de caminhar, correr ou até fazer outros tipos de exercícios.
Além disso, no calor, a vontade de alimentos mais pesados e gordurosos tende a diminuir. O que pode ser uma ótima deixa para você apostar mais em frutas, verduras e legumes (especialmente aqueles típicos da estação, que costumam estar mais baratos e suculentos).
Leia também: O que levar para comer na praia?
Como não deixar que as festividades atrapalhem a dieta no verão
No entanto, é no verão que surgem as festividades do fim/início do ano, que geralmente são caprichadas em pratos calóricos, sobremesas e bebidas alcoólicas. Nesses casos, como não exagerar?
Primeiramente, vale lembrar que essas datas são tradicionais e envolvem momentos de afeto entre a família e os amigos. Geralmente, as receitas são preparadas com muito carinho, e os jantares reúnem quem a gente passa o ano todo sem ver.
Por isso, nada de culpa ou medo das ceias: elas podem sim fazer parte de uma estratégia alimentar saudável. O segredo é entender que elas devem ser exceções dentro da rotina — isto é, se durante a semana você mantiver uma dieta equilibrada, não tem problema comer o que gosta no Natal, por exemplo.
Assim, caso você tenha algum evento que envolva comidas gostosas e mais calóricas, vale adotar algumas estratégias antes, durante e depois dele:
- Nada de restrições: passar o dia inteiro sem comer para “compensar” o que será ingerido no evento só irá aumentar a sua fome e fará com que você exagere;
- Alimentação normal: por isso, antes da comemoração, siga a dieta, incluindo fibras e proteínas boas no prato, que garantem mais saciedade;
- Beba água entre um drink e outro;
- Treine normalmente, sem intensificar demais os exercícios para gastar mais calorias — isso aumenta o risco de lesões;
- Exagerou na noite anterior? Retorne à dieta, sem fazer jejuns ou restrições.
Leia também: Receitas de smoothies low carb para o verão
Dieta no verão: dicas para manter o foco
É normal que, no começo de um processo de emagrecimento, fiquemos mais animados e sigamos o plano alimentar à risca. Depois, a motivação diminui — principalmente se viajamos ou entramos de férias no verão. Mas como evitar que esse sentimento atrapalhe a jornada?
Alinhe suas expectativas
Quando elas são exageradas e distantes da realidade, podem gerar frustrações, sensação de fracasso e acabar com a motivação.
Portanto, ajustar as expectativas é fundamental. Pensar em metas menores que sejam mais fáceis de serem atingidas e focar no percurso em vez de se sentir feliz apenas quando chegar ao peso ideal pode facilitar o processo. Exemplos de bons pequenos objetivos para o verão:
- Ingerir bebidas alcoólicas somente no fim de semana;
- Fazer pelo menos duas refeições saudáveis durante a viagem;
- Levar os próprios lanchinhos fit para a praia.
Não se desespere
Ninguém engorda da noite para o dia. Por isso, se você passou o ano inteiro se dedicando a uma alimentação mais saudável, não precisa se desesperar e nem sentir culpa ao ter momentos de exceção, como é o caso das ceias ou das viagens. Como já dito anteriormente, o que conta mais é o todo.
Lembre-se do seu propósito
Ao longo do tempo, as pessoas costumam esquecer os motivos pelos quais adotaram a reeducação alimentar. Assim, ter em mente o que motivou a busca pela dieta pode ser muito útil em momentos de dificuldade.
Leia também: Como comer saudável e manter a dieta em um hotel
Dieta no verão: receitas saudáveis e refrescantes para incluir no cardápio!
Algumas receitas combinam perfeitamente com os dias mais frios: mingau, sopas, caldos, chá, café… Mas quando o verão chega, a vontade de consumi-las desaparece, não é mesmo? Assim, veja opções mais leves e refrescantes:
Troque o mingau quentinho por um bowl de açaí
Ingredientes:
- 1 xíc de polpa de açaí natural (sem açúcar ou xarope) congelada;
- 1 xíc de iogurte natural;
- Frutas vermelhas variadas;
- Lascas de coco a gosto;
- Sementes de chia a gosto;
- Linhaça dourada a gosto.
Modo de preparo:
Primeiramente, bata o açaí e o iogurte no liquidificador. Então, decore com o restante dos ingredientes e coma em seguida.
No lugar do chá, uma água saborizada
Ingredientes:
- 1 jarra com 1,5L de água;
- Gelo;
- 5 morangos;
- 4 cerejas;
- 3 rodelas de limão.
Modo de preparo:
Primeiramente, corte as frutas em fatias finas. Em seguida, em uma jarra com água, adicione as frutas e as rodelas de limão.
Em vez de sopa, que tal uma salada?
Ingredientes:
- 8 xíc de espinafre picado;
- 3 xíc de frango cozido e picado;
- 1 xíc de tomates-cereja cortados ao meio;
- 1/2 xíc de milho;
- 1 abacate grande fatiado;
- 1/3 xíc de queijo de cabra ou queijo feta;
- 1/4 de xíc de pinhões;
- 3 col (sopa) de vinagre de vinho branco;
- 2 col (sopa) de azeite extra-virgem;
- 1 col (sopa) de mostarda Dijon;
- Sal e pimenta moída na hora a gosto.
Modo de preparo:
Primeiramente, coloque o espinafre em uma saladeira grande. Então, adicione os demais ingredientes da salada. Em seguida, em uma tigela pequena, misture os ingredientes do molho. Por fim, despeje sobre a salada e misture.
Troque o pão de queijo no lanche da tarde por um sorvete fit
Ingredientes:
- 2 bananas congeladas (tamanho médio);
- 1 manga congelada (tamanho pequeno);
- Suco de 1 limão;
- 2 fatias de gengibre fresco.
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e consuma em seguida (ou leve ao congelador até servir).
Chocolate quente, não! Shake proteico de chocolate é mais refrescante
Ingredientes:
- 200ml de leite vegetal;
- 1/2 banana;
- 1 scoop de whey protein sabor chocolate;
- 1 col (chá) de cacau em pó;
- Gelo a gosto.
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.