O que acontece com o seu corpo (semana a semana) durante uma reeducação alimentar

22 de julho, 2022

Muitas vezes, o processo de perder peso e melhorar a saúde é trabalhoso. Nos frustramos, e é necessário reacender a motivação ao longo do caminho. Mas, sentir diferenças em nosso bem-estar, seja na balança ou em hábitos do dia a dia, pode ser um incentivo importante para não desistir! Mas a boa notícia é que os benefícios da reeducação alimentar são visíveis para o corpo logo no primeiro mês!

“Na jornada de emagrecimento, uma alimentação saudável e balanceada é aquela que você consegue comer tudo o que gosta e atingir seus objetivos. Ao termos uma alimentação equilibrada, em que incluímos todos os grupos alimentares sem grandes restrições, ela se torna algo viável e sustentável a longo prazo. Dessa forma, conseguimos disponibilizar ao corpo todos os nutrientes necessários – carboidratos, proteínas, fibras e gorduras saudáveis”, diz Matheus Motta, responsável pelo programa VigilantesdoPeso no Brasil.

Leia também: Estudo revela como deve ser dieta em função da saúde do intestino

Confira, então, as vantagens que pequenas mudanças na dieta são capazes de trazer:

Benefícios da reeducação alimentar semana a semana

1° dia

Já no primeiro dia, é possível perceber uma melhora na concentração. Ingerir quantidades menores de açúcar, por exemplo, diminui os picos de glicemia, o que gera mais energia e foco.

Além disso, controlando a quantidade de sal consumida em apenas uma semana, é possível notar um desinchaço e uma folga nas roupas, graças à menor retenção de líquidos. Também fica mais fácil seguir com escolhas saudáveis.

Benefícios da reeducação alimentar: 7° dia

Após 7 dias, o corpo começa a se acostumar com as mudanças, entrando em uma rotina e reduzindo o desejo por lanches e beliscos.

14° dia

Ao completar duas semanas, é comum sentir menos estresse. Ademais, nesta fase, ao se alimentar de forma mais saudável, a glicemia está mais estabilizada, o que melhora o humor. Isso influencia também no controle de vontades e na compulsão alimentar.

21° dia

Após 21 dias, já é possível sentir diferença na pele! Isso porque adotar uma dieta equilibrada faz com que você consuma os nutrientes necessários para a formação de colágeno e a redução de inflamações. Sem contar que mais vitaminas, minerais, antioxidantes e gorduras saudáveis melhoram o sono.

Além disso, a diminuição de sal e bebidas alcoólicas ajuda a manter o corpo mais hidratado, causando diferenças na pele e no funcionamento dos órgãos. Somada aos nutrientes, a ingestão frequente de fibras auxilia na regulação do intestino, o que também reduz inchaços e desconfortos na área do abdômen.

Benefícios da reeducação alimentar: 28° dia

Chegando à marca de 28 dias, o sistema imunológico está mais forte e, com a melhora do sono, você fica doente com menos frequência. Isso sem falar na diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares e diabetes. Por fim, graças ao menor consumo de açúcares refinados e gorduras saturadas, a diferença também pode ser notada na balança e, ao unir atividade física ao processo, ela fica ainda maior.

Ao longo do processo, as escolhas inteligentes passam a ser mais naturais e menos desafiadoras. Desse modo, notar a grande quantidade de benefícios adquiridos com a reeducação alimentar é um grande incentivo para continuar a evitar itens processados e fast-foods. É importante parar para perceber e celebrar as mudanças conquistadas, pois isso ajuda a tornar a busca por bem-estar mais simples e prazerosa.

Leia também: Como controlar a fome? Especialista aponta 5 estratégias comprovadas

Fonte: Matheus Motta, responsável pelo programa VigilantesdoPeso no Brasil, programa de emagrecimento sustentável que estimula mudanças de hábitos de mentalidade e de estilo de vida.

Descubra se seu peso está saudável Em minutos, você saberá se seu peso atual é saudável, com a ajuda grátis da Vitat.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.