Colágeno hidrolisado: Veja os principais benefícios

29 de novembro, 2021

Antes de falar sobre o colágeno hidrolisado, é importante saber o que é exatamente o colágeno. Segundo a médica Marcella Garcez, nutróloga, mestre em Ciências da Saúde e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, trata-se da proteína mais abundante do corpo humano. 

Além disso, é parte estrutural dos tecidos conjuntivos e apresenta 27 isoformas ou tipos. “É uma proteína fibrosa encontrada em todo o reino animal, desde os mais primitivos invertebrados até o homem”, explica. 

Sua principal função é contribuir com a integridade estrutural da matriz extracelular dos tecidos conectivos, presentes em pele, cartilagens, tendões e ossos. Eles são responsáveis, por exemplo, pelo transporte de gases e nutrientes e pela defesa do organismo.

Já na dieta humana, o colágeno é considerado uma pobre fonte proteica, pois não oferece todos os aminoácidos essenciais. Apesar disso, Marcella lembra que é fundamental na função biológica, afinal, fornece resistência e elasticidade às estruturas nas quais está presente. 

O que é o colágeno hidrolisado?

“Em sua forma bruta, o colágeno é submetido à reação de hidrólise, em água, que resulta, então, na produção da gelatina e também do colágeno hidrolisado.” Esse processo possibilita quebrar as moléculas da proteína em porções menores, facilitando a absorção pelo organismo. 

Como resultado, temos o suplemento de colágeno hidrolisado, que costuma ser feito, sobretudo, a partir de ossos e cartilagem bovina. Ele é comercializado em cápsulas ou em pó, e também costuma ser incorporado a diferentes cosméticos e produtos de beleza e cuidado com a pele.

Leia também: Colágeno: Para que serve, benefícios e como consumir

Quais os benefícios do colágeno hidrolisado?

O principal efeito do suplemento ao ser humano é o fato de que estimula a produção do colágeno natural pelo corpo. Com isso, auxilia a tonificar, firmar e dar elasticidade à pele, colaborando na prevenção de sinais do envelhecimento – como rugas – e também estrias. Ajuda ainda a controlar a pressão arterial e fortalecer articulações, tendões, ligamentos, unhas e cabelos.

Quando o suplemento é indicado?

Marcella explica que o colágeno pode ser consumido em qualquer faixa etária, mas, em geral, é indicado especialmente para pessoas com problemas nas articulações e acima dos 30 anos. Isso porque a produção natural de colágeno sofre uma queda brusca. 

“Também é recomendado para pessoas que não conseguem consumir proteínas suficientes na dieta, o que pode acelerar a perda de tônus cutâneo e problemas articulares”, detalha a médica.

Vale mencionar que todos os benefícios do colágeno hidrolisado são potencializados com a adoção de uma alimentação saudável e equilibrada.

Como suplementar o colágeno hidrolisado?

“A quantidade diária recomendada para um adulto é de 0,2g por cada quilo de peso, o que representa pelo menos 10g de suplemento para uma pessoa adulta. Porém, estudos demonstram que os suplementos de colágeno já oferecem benefícios em doses diárias a partir de 2,5g, que podem ser diluídas em líquidos frios ou aquecidos, a qualquer horário do dia”, sugere Marcella. 

Dentro das quantidades recomendadas, os suplementos de colágeno são muito seguros, mas a nutróloga alerta que o consumo excessivo pode impactar no aporte proteico e no balanço energético.

Assim, mesmo sem contraindicações, esses suplementos só devem ser usados com orientação médica, pois o consumo inadequado pode sobrecarregar funções renais e digestivas. “Além disso, os suplementos apresentam grandes diferenças entre si, tanto na composição como nas indicações, que são condicionais para obtenção de bons resultados”, finaliza.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.