Descobrir o que está por trás da culpa é caminho para se livrar da dor

Bem-estar Equilíbrio
03 de Fevereiro, 2022
Descobrir o que está por trás da culpa é caminho para se livrar da dor

A culpa é um sentimento natural, que pode se tornar aprendizado e construção quando nos responsabilizamos pelos erros cometidos. Mas, se a culpa é excessiva e intensa, e está presente em situações diversas, pode se tornar angústia e dor. 

Veja os sinais que podem te levar a sentir culpa e como lidar com esse sentimento

Sinais que podem te levar a sentir culpa

Vergonha 

Anda de mãos dadas com o medo da imagem que os outros criam sobre você, especialmente quando algo não ocorre do modo planejado. Assim, isso pode levar a questionamentos: “Sou digno de amor? E pertencimento?” culminando na culpa. 

Transgressão de limites

Ela pode aparecer quando vamos além das nossas próprias “leis”. Aqui me refiro aos limites estabelecidos para si mesmo. Abrir os braços para o que é novo pode ser desafiador. Logo, a culpa pode ser utilizada como um mecanismo de defesa.

Necessidade de agradar gera culpa

Quais sentimentos estão em prioridade: os seus ou os dos outros? É comum desvalidar o que sente para dar espaço à necessidades dos outros, apenas para sentir-se aceito? Mas, ao se anular, ela se manifesta. 

Criança ferida

Lidar com expectativas que estão fora do seu alcance a infância é comum. Mas, despertar a decepção dos pais pode gerar medo do abandono, de não ser digno de afeto. Essa dinâmica pode criar um sentimento que acompanha todas as fases da vida.

Por fim, o acompanhamento psicológico é recomendado para “organizar” esses pensamentos e sensações, beneficiando sua saúde mental. O autoconhecimento é uma ferramenta valiosa nesse sentido. Busque apoio.

Leia também: Posturas positivas para acolher uma pessoa com depressão

juliana sato

Sobre o autor

Juliana Sato
Juliana Sato é psicóloga e terapeuta (@jusatopsicologa). CRP 06/77653. Formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, a colunista tem especialização em diversas áreas, como Health e Wellness Coaching e Psicologia das Emergências e Desastres. Além disso, é facilitadora de meditação.

Leia também:

Neste Setembro Amarelo, confira 5 atitudes para ajudar alguém que está em sofrimento
Bem-estar Equilíbrio

Setembro Amarelo: 5 atitudes para ajudar alguém em sofrimento

Aprenda cinco maneiras práticas de apoiar emocionalmente quem está passando por momentos difíceis, com dicas que envolvem acolhimento, empatia e incentivo à busca por ajuda profissional

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.