Dá tempo de desinchar até o Carnaval! Confira dicas de uma especialista

Alimentação Bem-estar
07 de Fevereiro, 2023
Dá tempo de desinchar até o Carnaval! Confira dicas de uma especialista

O Carnaval é uma data muito esperada pela maioria dos brasileiros. E em 2023, após dois anos sem a comemoração dos foliões, os bloquinhos e escolas de samba estão de volta! Então se você ainda deseja dar um up na forma física, é necessário concentrar energias e correr contra o tempo. A seguir, confira dicas de uma especialista de como desinchar até o Carnaval!  

Veja também: Yasmin Brunet mostra preparação física para carnaval de 2023

Como desinchar até o Carnaval

Falta pouco mais de duas semanas para a folia do Carnaval. “É possível trabalhar na redução de gordura e na melhora da retenção de líquidos nesse período, basta realizar algumas mudanças básicas no dia a dia, praticar exercícios físicos e ter o auxílio dos chás”, explica Ermelinda Bertoldi, nutricionista clínica, esteticista e terapeuta integrativa.

Por isso, ela listou algumas dicas essenciais para conquistar o objetivo em tão pouco tempo:

1 – Reduza o consumo de açúcar

“Alterar alguns hábitos, como diminuir a ingestão de açúcar refinado, pode trazer resultados bem satisfatórios”, diz Ermelinda. De acordo com ela, o ingrediente está presente em excesso em itens como refrigerantes, sucos de pacote, sucos de caixinha e em alguns alimentos industrializados, como chocolate, bolos, pães e massas.

Leia também: Dá para aproveitar o Carnaval sem comprometer a dieta?

2 – Opte por uma alimentação mais natural

“Eu indico priorizar comidas mais saudáveis, como frutas, verduras, legumes, sucos naturais e boas fontes de carboidratosbatata-doce, arroz integral e aveia, por exemplo, que fazem bem para a saúde e ajudam a manter a massa muscular.”

3 – Nada de fast-food ou industrializados para desinchar até o Carnaval

O segredo, então, é desembalar menos e descascar mais. Para quem quer desinchar até o Carnaval, o ideal é passar longe das chamadas fast-foods.

4 – Aposte nos chás!

“Essas bebidas contribuem bastante para o processo de aceleração metabólica. As ervas mais recomendadas são: cavalinha, hibisco, dente-de-leão e chá verde, que melhoram a retenção de líquidos e potencializam a eliminação de toxinas pelo corpo”, afirma a profissional. Confira, portanto, uma receita:

Chá para desinchar até o Carnaval

Ingredientes:

  • 150ml de água fervente;
  • 1 col (sopa) da planta de sua preferência (pode ser cavalinha, hibisco, dente-de-leão ou então chá verde);
  • Mel e gengibre opcionais.

Modo de preparo:

Primeiramente, desligue o fogo onde está a água, jogue a erva e tampe. Espere de 5 a 10 minutos e, então, coe. Por fim, adicione o gengibre e o mel (se quiser) e beba.

O recomendado é beber até três xícaras por dia. Pacientes com insuficiência renal ou cardíaca, quem tem gastrite ou úlceras duodenais, grávidas e lactantes devem consultar o médico antes de ingerir o líquido.

Leia também: Carnaval: Como curtir sem aumentar os ponteiros da balança

5 – Coma menos carboidratos à noite

“A redução do carboidrato (pães, pizzas, batatas, risotos, massas e frituras) à noite também ajuda muito a desinchar até o Carnaval”. Por outro lado, as proteínas magras (peito de frango sem pele, ovos, queijos brancos, leguminosas e cogumelos) são boas opções.

6 – Vá de exercícios aeróbicos para desinchar até o Carnaval

O treino cardiorrespiratório aumenta a frequência cardíaca, potencializa a queima de calorias e deixa nosso metabolismo trabalhando a todo vapor. Por isso, não deixe a musculação de lado, mas inclua caminhadas, corridas na esteira e passeios de bike no seu planejamento fitness. Além disso, treinos como HIIT (High Intensity Interval Training), podem ajudar a queimar calorias devido à alta intensidade do esforço físico. 

7 – Não faça restrições radicais

Há quem acredite que ficar dias sem comer adequadamente ou cortar a maioria das calorias seja a solução para atingir a meta. Mas não é bem assim que funciona. “Muitas vezes, restrições calóricas muito severas podem acabar atrapalhando o organismo e o sistema imunológico”, explica a nutricionista. 

Mas não para por aí: deixar de se alimentar por conta própria pode ter o efeito contrário, isto é, deixar o metabolismo mais “lento” e provocar a queima de massa muscular — o que resulta no armazenamento de gordura e em mais flacidez. “O ideal, então, é optar por alimentos mais saudáveis, mas sem deixar de comer. Precisamos ter um fracionamento das refeições (de três em três horas).”

Leia também: Dicas de treinos para a aproveitar o Carnaval

8 – Peça ajuda a um especialista

Caso a pessoa queira optar pelo jejum intermitente para acelerar os resultados, por exemplo, é indicado ter orientação médica, de acordo com Ermelinda. “Quem está acima do peso e com o organismo inflamado, o ideal é que, primeiramente, a pessoa aprenda a se alimentar corretamente, mudando seus hábitos.”

Após isso, e com a ajuda e o acompanhamento de um profissional, é possível até seguir uma estratégia mais “rápida”, mas sem deixar de garantir todos os nutrientes que o corpo precisa. “A questão não é somente eliminar peso, mas emagrecer de forma saudável, o que vai garantir qualidade de vida e evitar que seja um processo sofrido e com consequências graves. Por isso, nessa jornada, um especialista da saúde é fundamental”, finaliza.

Fonte: Ermelinda Bertoldi é especialista em emagrecimento, nutricionista clínica, esteticista, terapeuta integrativa e fundadora da Nutri Linda, empresa com sede em Curitiba.

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro