Dicas de treinos para aproveitar o Carnaval

Bem-estar Movimento
10 de Fevereiro, 2020
Dicas de treinos para aproveitar o Carnaval

Se o seu condicionamento está ruim, comece a reza braba porque até o Carnaval, só com milagre mesmo… Mas, brincadeiras à parte, já pensou nos treinos que podem ser feitos para mandar o sono embora nos dias em que estiver “virado” ou até mesmo para parecer ter braços mais fortes durante a folia? Acompanhe as dicas.

O famoso PUMP

Após um treino, ocorre um aumento no volume das regiões trabalhadas. O “aumento” (inchaço, na verdade) dos músculos, é decorrente principalmente dos treinos de força. Então, por exemplo, após um treino de membros inferiores, as pernas tendem a ficar ligeiramente maiores. 

Porém, não se engane achando que isso é hipertrofia. Com certeza não é. Isso é apenas o resultado do aumento de circulação na região e chamamos popularmente de “pump”. Pensando em dar um “up” no visual antes da folia, talvez alguns exercícios podem ajudar, não é?!

Para os membros inferiores, alguns treinos de agachamentos, afundos e avanços. Já para os membros superiores, puxadas na barra fixa e flexões são boas opções. Você vai precisar de uma quantidade considerável de repetições e séries, então faça até que se sinta ligeiramente cansado. 

Mantendo-se alerta

Agora, pensando em manter o gás durante as festas para não perder nada, precisamos de outras opções. Porém, os truques são simples. A temperatura do nosso organismo varia durante o dia, mas se comporta sempre de forma parecida dentro do que chamamos de “ciclo circadiano”. Quanto mais perto dos períodos de sono, mais “frios” ficamos e quanto mais perto dos períodos de atividade, mais “quentes”. Então, manipulando essa variável de temperatura corporal, conseguimos nos manter mais alertas. 

Mas, ATENÇÃO! Ficar mais alerta não significa que nossas condições de raciocínio permanecem como se estivéssemos descansados. Com isso, vale o apontamento para evitar as más decisões, ok?

Falando de exercício para se manter ligado, a lista de opções é ainda maior. Podemos fazer uma caminhada, corrida, andar de bike, uma série de polichinelos… Mas para a ocasião, uma boa pedida é dançar.

Leia também: Carnaval: Como curtir sem aumentar os ponteiros da balança

Dicas importantes:

  • Não se esqueça de manter a hidratação em dia também;
  • Se manter sem repouso não é saudável. Se tiver oportunidade, descanse;
  • Ae utilizar a dica dos treinos para ter um pump, já se organize para começar a treinar e no próximo ano não precisar mais dessa opção.

Leia também: Alimentos que garantem energia para o Carnaval

Sobre o autor

Leticia Gaspar
Formada em Educação Física na UNIFESP, desenvolve pesquisas socioculturais na faculdade e tem experiência com modalidades para condicionamento e emagrecimento com adultos e idosos.

Leia também:

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina

aveia com limão
Alimentação Bem-estar

Dieta Oatzempic: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Shake não oferece riscos, mas não cumpre efeitos milagrosos na perda de peso