Pilates ou musculação: Qual o melhor para ganhar força muscular?

11 de novembro, 2021

O fortalecimento muscular é um dos objetivos de pessoas que começam a realizar atividades físicas. Por meio dos exercícios, é possível notar benefícios como o aumento de força, de resistência e de equilíbrio. Mas quando o assunto é ganhar músculos, surge a dúvida: optar pelo pilates ou pela musculação?

A resposta é que depende dos objetivos de cada um. Pois o pilates deixa os músculos mais resistentes, enquanto a musculação leva ao crescimento (hipertrofia).

Leia também: Pilates: Conheça os benefícios para o corpo e a mente

Diferenças entre pilates e musculação

O pilates é uma atividade na qual a mente e o corpo devem estar em sintonia. Portanto, é necessário muito controle da respiração para que os movimentos sejam realizados de maneira correta. Dessa forma, o método permite trabalhar todo o corpo, sendo os músculos mais ativados os do abdômen, dos glúteos e das costas. Além disso, outro grande benefício da modalidade é a correção da postura — essencial para quem tem escoliose, por exemplo.

A prática possui diversas modalidades, para todos os gostos. Como o pilates funcional, contemporâneo, neopilates, aéreo e o powerpilates.

Por outro lado, a musculação é uma modalidade completa por conta da diversidade de movimentos, exercícios e grupos musculares que podem ser trabalhados em um único treino. Geralmente, durante o treino de musculação, as pessoas costumam utilizar cargas altas e realizar várias repetições para obter a hipertrofia.

Leia também: Exercício aeróbico ou musculação: O que queima mais calorias?

Isto é, as duas atividades irão proporcionar fortalecimento muscular. Mas a musculação foca no ganho de massa de grupos musculares específicos. Já o pilates gera tonificação muscular, equilíbrio e flexibilidade.

Se você ainda está com dúvida entre ir para o estúdio de pilates ou para a academia fazer musculação, o ideal é escolher o método que mais se relaciona com os seus objetivos. 

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Repórter