Cardápio detox de um dia para o Carnaval
Quer passar o Carnaval de 2023 cuidando melhor de si? Já que bloquinhos e outras comemorações públicas foram cancelados (por bons motivos, é claro), por que não apostar em um cardápio detox de um dia para ajudar o fígado a eliminar as toxinas?
Assim, você pode adotá-lo antes do feriado, para estar renovado até a data; durante, para voltar à rotina com tudo; ou, então, depois, para potencializar a recuperação do corpo.
O que é um cardápio detox?
Alguns órgãos são os principais responsáveis pela “desintoxicação” do organismo: fígado, rins e intestino. Isso porque eles metabolizam e eliminam substâncias estranhas ao organismo, conhecidas também como toxinas:
- Bebidas alcoólicas;
- Corantes;
- Conservantes;
- Agrotóxicos;
- Além disso, produtos químicos domésticos.
“A desintoxicação do corpo é um processo natural do corpo que busca reduzir os impactos negativos das toxinas. Ou seja, o principal objetivo da detoxificação é a biotransformação, possibilitando que os elementos em questão sejam eliminados do organismo”, explica a nutricionista Luna Azevedo, incentivadora da alimentação consciente.
Por isso, apostar em alimentos que deixam os órgãos citados funcionando direitinho é o mote do cardápio detox. “É uma estratégia nutricional que pode ser utilizada com o intuito de melhorar os sistemas de drenagem e ‘limpeza’ do organismo. Além disso, serve para diminuir sinais inflamatórios e ainda reduzir a produção de radicais livres — processos que afetam negativamente a nossa imunidade e aceleram o envelhecimento celular, aumentando a chance de doenças”, diz Roberta Genaro, médica atuante em nutrologia e medicina integrativa.
Leia também: Dieta detox: Cardápio detox de 3 três dias para você emagrecer
Cardápio detox de 4 dias para o Carnaval
Mas lembre-se: “a dieta ideal é aquela feita por um nutricionista e prescrita de forma individualizada para você. Por isso, baseie-se nestas dicas de refeições e procure o seu profissional para ajustá-las para seu caso”, aconselha Luna Azevedo.
Café da manhã:
- 1 copo de suco detox: limão + couve + morango + gengibre + linhaça;
- Porção de castanhas.
Lanche de manhã:
- Chá de cavalinha;
- Snack de grão-de-bico.
Obs: A cavalinha é contraindicada para gestantes, assim como para pessoas que têm disfunções cardíaca ou renal. Portanto, seu uso necessita de prescrição nutricional individualizada.
Almoço:
- Salada de folhas verdes: alface + rúcula + espinafre refogado + chicória + azeite de oliva + cebolinha picada + cúrcuma;
- Prato principal: lentilha cozida com quinoa em grãos + ervas a gosto + cenoura e beterraba raladas.
Lanche da tarde:
Obs: O chá verde é contraindicado durante a gravidez e a amamentação, assim como para pessoas com dificuldade para dormir, alterações na tireoide, problemas nos rins ou no fígado, anemia, úlceras gástricas e gastrite. Além disso, pode interagir com certos medicamentos. Portanto, seu uso necessita de prescrição nutricional individualizada e não deve passar de duas xícaras por dia.
Jantar:
Leia também: Qual a diferença entre o suco detox e o shot detox?
Dicas além do cardápio detox
- Mantenha-se hidratado;
- Consuma fibras todos os dias, já que elas ajudam a manter a regularidade intestinal. A melhores são aquelas presentes nos vegetais, nas frutas, nas nozes, nas sementes e nos grãos integrais;
- Inclua os seguintes alimentos na rotina: gengibre, cebola, alho, framboesa, mirtilo, amora, morango e cereais integrais;
- Por fim, pratique atividade física!
Fontes:
Luna Azevedo, nutricionista incentivadora da alimentação consciente com grande experiência com o público vegano/vegetariano. Além disso, é idealizadora do projeto “Vida por Luna”;
Roberta Genaro, médica, biohacker e atuante na área de nutrologia e medicina integrativa.