Cardápio detox de um dia para o Carnaval

Alimentação Bem-estar
22 de Fevereiro, 2022
Cardápio detox de um dia para o Carnaval

Quer passar o Carnaval de 2023 cuidando melhor de si? Já que bloquinhos e outras comemorações públicas foram cancelados (por bons motivos, é claro), por que não apostar em um cardápio detox de um dia para ajudar o fígado a eliminar as toxinas?

Assim, você pode adotá-lo antes do feriado, para estar renovado até a data; durante, para voltar à rotina com tudo; ou, então, depois, para potencializar a recuperação do corpo.

O que é um cardápio detox?

Alguns órgãos são os principais responsáveis pela “desintoxicação” do organismo: fígado, rins e intestino. Isso porque eles metabolizam e eliminam substâncias estranhas ao organismo, conhecidas também como toxinas:

  • Bebidas alcoólicas;
  • Corantes;
  • Conservantes;
  • Agrotóxicos;
  • Além disso, produtos químicos domésticos.

“A desintoxicação do corpo é um processo natural do corpo que busca reduzir os impactos negativos das toxinas. Ou seja, o principal objetivo da detoxificação é a biotransformação, possibilitando que os elementos em questão sejam eliminados do organismo”, explica a nutricionista Luna Azevedo, incentivadora da alimentação consciente.

Por isso, apostar em alimentos que deixam os órgãos citados funcionando direitinho é o mote do cardápio detox. “É uma estratégia nutricional que pode ser utilizada com o intuito de melhorar os sistemas de drenagem e ‘limpeza’ do organismo. Além disso, serve para diminuir sinais inflamatórios e ainda reduzir a produção de radicais livres — processos que afetam negativamente a nossa imunidade e aceleram o envelhecimento celular, aumentando a chance de doenças”, diz Roberta Genaro, médica atuante em nutrologia e medicina integrativa.

Leia também: Dieta detox: Cardápio detox de 3 três dias para você emagrecer

Cardápio detox de 4 dias para o Carnaval

Mas lembre-se: “a dieta ideal é aquela feita por um nutricionista e prescrita de forma individualizada para você. Por isso, baseie-se nestas dicas de refeições e procure o seu profissional para ajustá-las para seu caso”, aconselha Luna Azevedo.

Café da manhã:

  • 1 copo de suco detox: limão + couve + morango + gengibre + linhaça;
  • Porção de castanhas.

Lanche de manhã:

  • Chá de cavalinha;
  • Snack de grão-de-bico.

Obs: A cavalinha é contraindicada para gestantes, assim como para pessoas que têm disfunções cardíaca ou renal. Portanto, seu uso necessita de prescrição nutricional individualizada.

Almoço:

  • Salada de folhas verdes: alface + rúcula + espinafre refogado + chicória + azeite de oliva + cebolinha picada + cúrcuma;
  • Prato principal: lentilha cozida com quinoa em grãos + ervas a gosto + cenoura e beterraba raladas.

Lanche da tarde:

Obs: O chá verde é contraindicado durante a gravidez e a amamentação, assim como para pessoas com dificuldade para dormir, alterações na tireoide, problemas nos rins ou no fígado, anemia, úlceras gástricas e gastrite. Além disso, pode interagir com certos medicamentos. Portanto, seu uso necessita de prescrição nutricional individualizada e não deve passar de duas xícaras por dia.

Jantar:

Leia também: Qual a diferença entre o suco detox e o shot detox?

Dicas além do cardápio detox

  • Mantenha-se hidratado;
  • Consuma fibras todos os dias, já que elas ajudam a manter a regularidade intestinal. A melhores são aquelas presentes nos vegetais, nas frutas, nas nozes, nas sementes e nos grãos integrais;
  • Inclua os seguintes alimentos na rotina: gengibre, cebola, alho, framboesa, mirtilo, amora, morango e cereais integrais;
  • Por fim, pratique atividade física!

Fontes:

Luna Azevedo, nutricionista incentivadora da alimentação consciente com grande experiência com o público vegano/vegetariano. Além disso, é idealizadora do projeto “Vida por Luna”;

Roberta Genaro, médica, biohacker e atuante na área de nutrologia e medicina integrativa.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva