Acne na fase adulta: dieta ajudou Rafa Kalimann a tratar o problema
Espinhas na fase adulta pode ser um problema que atinge homens e mulheres que, mesmo após a puberdade, sofrem com esse problema. Não é segredo, contudo, que existe um fator importantíssimo no combate à acne: dieta.
Exemplo disso é a influencer e apresentadora Rafa Kalimann, que surpreendeu seus seguidores do Instagram recentemente ao revelar que enfrentou um longo tratamento para acabar com as espinhas.
Através dos Stories, ela resgatou fotos de 2021 que mostram seu rosto, especialmente a região das bochechas, cheio de marcas causadas pelo problema de pele.
“Foram meses me cuidando. Por um lado, me ajudou a conhecer mais os sinais do meu corpo e a cuidar mais da minha alimentação, mas em outro mexeu comigo. Não foi fácil, não. Fases. tudo tem sua importância”, escreveu a famosa nos posts, ressaltando a importância de uma boa dieta no processo de cuidado.
De acordo com pesquisas do Jornal Britânico de Dermatologia, uma a cada 10 pessoa sofre com a acne, tornando essa condição inflamatória a oitava doença mais comum no mundo.
Contudo, assim como a alimentação pode ser um problema causador das espinhas, ela pode também ser a solução.
O motivo? Nossa pele é maior órgão do corpo e, muitas vezes, é a primeira parte a demonstrar problemas, por exemplo, causados por desbalanço hormonal ou deficiência nutricional. Além disso, é importante ressaltar que muitos alimentos que ingerimos são cheios de químicos adicionados no processo industrial. Isso pode, entre outros efeitos, causar acne.
O que comer para evitar a acne na vida adulta
Alimentos ricos em ômega-3
O ômega-3 é não apenas uma gordura boa, mas uma fonte de anti-inflamatórios naturais. Assim, suas propriedades ajudam a “acalmar” a pele.
Fibras
Fontes de fibras, especialmente frutas, vegetais e legumes, preferencialmente orgânicos, são excelentes adições à dieta, pois aliviam efeitos de acne e ajudam na liberação de toxinas do corpo.
As melhores opções desses alimentos são:
Leia também: Porque alimentos ricos em fibras podem prevenir acne
Probióticos
Alimentos probióticos são excelentes para a saúde do intestino e, consequentemente, para a saúde da pele. Assim, evitam inflamações e irritação na flora intestinal. Boas opções são: aspargo, abacaxi, alho, cebola, kimchi e gengibre.
Zinco
O zinco é um dos sais minerais mais importantes para o organismo e, entre seus muitos benefícios, um deles é ajudar na prevenção de inflamações na pele. A princípio, o mineral é usualmente encontrado em alimentos ricos em proteína vegetal, como a lentilha e o feijão.
Leia também: Acne: afinal, quais são os alimentos que ajudam a evitar?
O que evitar
- Laticínios
- Bebidas alcoólicas
- Comidas processadas
- Fast food
- Refrigerante