Alimentos que ajudam a evitar acne

11 de setembro, 2019

Você certamente já ouviu dizer que beleza vem de dentro – e quando o assunto é a pele, a máxima ganha sentido literal, e se você é do time que sofre com acne, saiba que dá para manter o rosto lisinho, hidratado e livre de manchas com a ajuda da alimentação. 

Para entender como a acne se desenvolve, é preciso saber mais sobre o comportamento da pele: sua superfície é coberta por pequenos orifícios, os poros, que se conectam às glândulas sebáceas.

As glândulas sebáceas produzem um líquido oleoso chamado sebo, que é enviado à superfície através de um canal fino chamado folículo. O óleo se livra das células cutâneas mortas, carregando-as pelo folículo até a parte externa da pele. 

A acne ocorre quando os poros se entopem com células mortas, excesso de sebo e, às vezes, bactérias. Durante a puberdade, os hormônios geralmente fazem com que as glândulas sebáceas produzam excesso de óleo, o que aumenta os riscos de acne, mas a verdade é que elas também acontecem na vida adulta. 

Como a dieta afeta a pele?

Nenhum corpo é igual a outro, e algumas pessoas acham que têm mais ou menos acne quando comem algum nutriente. Sob a supervisão do seu médico, pode ser útil mudar a dieta para ver o que funciona melhor para você.

Certos alimentos, entretanto, aumentam o açúcar no sangue mais rapidamente do que outros. Quando o açúcar no sangue aumenta, o corpo libera um hormônio chamado insulina. O excesso de insulina pode fazer com que as glândulas sebáceas produzam mais óleo, aumentando os riscos de acne.

Alguns alimentos que desencadeiam picos de insulina incluem:

  • Açúcar

Devido aos seus efeitos na produção de insulina, esses alimentos são considerados carboidratos com alto índice glicêmico

Já uma dieta rica em alimentos com baixo índice glicêmico, como carboidratos complexos, pode reduzir a chance de desenvolver acne.

Os carboidratos complexos são encontrados em:

  • Grãos integrais
  • Legumes
  • Frutas e vegetais in natura

Algumas opções alimentares amigáveis ​​à pele também incluem:

Leia também: Piores alimentos para a pele

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.