Supercrescimento fúngico intestinal: O que é, causas e tratamento
O supercrescimento fúngico intestinal (SIFO) é uma condição que atinge o intestino delgado, em que ocorre o aumento da presença de organismos fúngicos. A princípio, pode causar sintomas como a diarreia, o inchaço, o excesso de gases e mais. Em geral, esse quadro é causado por má alimentação ou pelo uso prolongado de determinados remédios.
O que pode causar o supercrescimento fúngico no intestino?
Primeiramente, além da alimentação ruim e do uso de remédios de tipo Prazol, outra possível causa desse quadro é a hipocloridria. Em resumo, a hipocloridria é quando a presença do ácido clorídrico no estômago diminui. Ou seja, o ácido estomocal se encontra em menor quantidade, o que causa o descontrole da saúde estomocal e intestinal.
Ainda, pacientes de doenças como a de Crohn, diabetes e a gastrite ou que sofram de intolerância à lactose, à frutose ou ao glúten também correm maior risco de desenvolver o crescimento exagerado de fungos.
Leia mais: Hábitos que atrapalham a saúde do intestino
Sintomas mais comuns
Os sintomas mais comuns dessa condição são:
- Candidíase bucal e vaginal
- Dores estomacais e cólicas
- Diarreia
- Infecção urinária
- Dores de cabeça e enxaqueca
- Excesso de gases e inchaço abdominal
- Cansaço crônico
- Queda de cabelo
- Névoa cerebral (confusão mental e falhas de memória)
- Vontade de comer doces
Leia também: Galactosemia: O que é, sintomas e o que comer
Como a alimentação pode prevenir o supercrescimento fúngico intestinal
Por fim, a alimentação é uma forma de prevenir o desenvolvimento dessa condição ou de ajudar em seu tratamento e no alívio de seus sintomas. Nesse sentido, a recomendação geral é de que pacientes dessa condição devem adicionar mais folhas e vegetais à dieta, assim como as frutas com pouco açúcar, as gorduras boas e as proteínas (carnes, ovo, leguminosas etc).
Não só, existem alimentos que são considerados antifúngicos, como, por exemplo, o vinagre de maçã, o óleo de coco, o gengibre, o óleo de orégano e o açafrão. Por isso, esses alimentos podem ajudar a prevenir o desenvolvimento do supercrescimento de fungos.
Leia mais: Supercrescimento de bactérias: O que é, sintomas e tratamento