Alimentos que ajudam a controlar a gastrite

18 de junho, 2020

A gastrite é a inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. Essa alteração pode  ser provocada por diferentes fatores, assim como pode também ser aliviada por diversos tratamentos, inclusive pela forma como você se alimenta. Em específico, alguns alimentos podem ajudar no controle da gastrite.

Alimentos que ajudam a controlar a gastrite

Legumes e verduras

Os legumes e os vegetais cozidos são os alimentos ideias para quem sofre de gastrite. Além deles, as folhas também são muito recomendadas. Basicamente, além de ajudarem no controle do pH estomacal, esses alimentos são anti-inflamatórios e acalmam o estômago.

Frutas

Com exceção das frutas cítricas, que podem irritar o estômago, demais frutas são excelentes para controlar a gastrite. Em especial, frutas mais densas como a banana e a maçã, que possui efeito antiácido, são ótimas opções. Além dessas, as frutas vermelhas também promovem efeito similar, pois são ricas em antioxidantes.

Sardinha

A sardinha é um peixe saboroso e acessível, mas que também pode ajudar no controle e alívio da gastrite. Ótima fonte de proteína, ela é também rica em ômega-3. Assim, ajuda a desinflamar o organismo e acalmar o estômago. Da mesma forma, o consumo de salmão é recomendado.

Ervas calmantes

Ainda, ervas calmantes como a hortelã, o alecrim e a camomila podem ajudar no alívio dos sintomas da gastrite e na digestão. Por isso, beber o chá de algumas dessas ervas antes das refeições pode ajudar a acalmar o estômago, além de evitar a azia, gases e possíveis cólicas.

Leia também: Sumac: O tempero antioxidante que ajuda a combater inflamação

Alimentos que podem piorar a gastrite

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo