9 chás que ajudam a aliviar os sintomas da gastrite

Alimentação Bem-estar
19 de Julho, 2023
Leticia Ramirez Naper de Souza
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 63183
9 chás que ajudam a aliviar os sintomas da gastrite

Quem convive com a gastrite sabe que a condição pode gerar sintomas gastrointestinais bastante desagradáveis, e que muitas vezes até minam o apetite. Além do tratamento adequado, com uso de medicamentos e mudanças de hábitos, o chá pode ser um grande aliado de quem tem gastrite, sabia? Contudo, é preciso ficar atento, pois nem todas as ervas são indicadas para o objetivo. Entenda tudo sobre o assunto a seguir:

O que é a gastrite e como a alimentação influencia?

A gastrite acontece quando a mucosa que reveste internamente o estômago fica irritada, inflamada e até infectada por algum micro-organismo. Quando isso ocorre, ela é danificada, e o ácido presente naturalmente na região passa a causar sintomas como dor no estômago, queimação, arrotos frequentes…

Alguns alimentos podem favorecer a secreção de ácido gástrico ou até aumentar a acidez do local, o que piora os incômodos. Por outro lado, certos ingredientes contribuem para evitar que isso aconteça – é o caso de alguns chás!

Leia também: Gastrite: o que é, sintomas, tratamentos e causas

Chá para a gastrite: melhores opções

mãos de uma pessoa fatiando gengibre na mesa com xícara, bule, água e mel ao lado

A seguir, listamos as ervas mais conhecidas por serem grandes aliadas de quem sofre com a gastrite:

Espinheira-santa

Um documento publicado pela Universidade Federal de São João Del-Rei resolveu analisar a eficácia de três plantas consideradas medicinais para o alívio da gastrite e da queimação: couve, saião e espinheira-santa. Assim, os pesquisadores concluíram que a única que apresentou bons resultados foi a espinheira-santa – seu efeito, inclusive, foi comparado aos de certos medicamentos que tratam a condição.

Como fazer: em uma panela tampada, ferva 2 gramas de folhas moídas ou bem rasgadas (aproximadamente 10 folhas grandes) em 1/2 litro de água por cinco minutos. Então, deixe esfriar e tome 150ml do chá de três a quatro vezes por dia. Reserve o que sobrou na geladeira.

Chá para gastrite: hortelã

A hortelã é conhecida por auxiliar na digestão e ter propriedades anti-inflamatórias, diminuindo o inchaço, os gases e a indigestão. Além disso, também tem efeito calmante sobre o fígado.

Por promover um relaxamento de órgãos como estômago, intestino e esôfago, o chá é capaz de diminuir as contrações nessas regiões, que geralmente geram dores. Contudo, também pode piorar quadros de refluxo em quem tem propensão.

Como fazer: ferva 500ml de água e desligue assim que começar a borbulhar. Então, acrescente 15 a 20 folhas de hortelã, tampe e aguarde 5 minutos. Por fim, basta coar e beber.

Camomila

A plantinha é calmante, anti-inflamatória e relaxante, o que contribui para aliviar as irritações da mucosa gástrica – e, consequentemente, reduzir a dor.

Como fazer: ferva uma xícara de água e desligue assim que começar a borbulhar. Então, acrescente 1 colher (sopa) de flores secas, tampe e aguarde 5 minutos. Por fim, basta coar e beber.

Chá para gastrite: erva-doce

Outro chá que tem efeito calmante e pode minimizar os incômodos no estômago. Além disso, o ácido málico e o antol presentes na erva melhoram a digestão.

Como fazer: ferva 1L de água e desligue assim que começar a borbulhar. Então, acrescente 8 colheres (sopa) de folhas de erva-doce, tampe e aguarde 5 minutos. Por fim, basta coar e beber.

Melissa

Também chamada de erva-cidreira, a melissa é outra planta que ajuda a acalmar e relaxar – importante para quem tem gastrite nervosa, isto é, quando os sintomas são agravados por sentimentos como estresse e ansiedade.

Como fazer: ferva uma xícara de água e desligue assim que começar a borbulhar. Então, acrescente 1 colher (chá) de folhas desidratadas, tampe e aguarde 10 minutos. Por fim, basta coar e beber.

Aroeira

Em uma pesquisa brasileira, 72 pacientes com diagnóstico confirmado de gastrite foram divididos em dois grupos. Enquanto o primeiro ingeriu aroeira, o segundo tomou omeprazol (medicamento que trata a condição) – ambos por quatro semanas.

Como resultado, os cientistas puderam perceber que os dois grupos apresentaram melhoras nos sintomas (até mais nos voluntários que consumiram a planta).

Porém, vale reforçar que o consumo do chá não exclui o uso da medicação ou tratamento.

Como fazer: ferva uma xícara de água. Assim que levantar fervura, acrescente 4 pedaços de casca de aroeira e algumas folhas de aroeira. Deixe ferver por cinco minutos e coe assim que esfriar.

Chá para gastrite: funcho

O chá de funcho estimula a produção de enzimas digestivas, o que potencializa a digestão e diminui a formação de gases – por isso, muita gente o toma antes de comer. Ademais, ele concentra a substância anetol, que auxilia na absorção de nutrientes e diminui inflamações do trato gastrointestinal.

Como fazer: coloque uma colher (sopa) de sementes de funcho em uma xícara de água fervente, tampe e deixe amornar durante 15 minutos.

Gengibre

Bactericida, fungicida e anti-inflamatório. Portanto, uma xícara de chá evita a proliferação de bactérias e fungos nocivos no estômago, intestino e outros órgãos. Alguns estudos, inclusive, apontam que a raiz é muito eficaz no combate à bactéria H pylori, uma das principais causas da gastrite.

Como fazer: ferva uma xícara e meia de água. Assim que começar a borbulhar, acrescente um pedaço de gengibre (aproximadamente 5 centímetros), aguarde cinco minutos e desligue. Tampe e espere mais dois minutos antes de beber.

Leia também: O que comer com gastrite? Alimentos para aliviar os sintomas

Qual chá não é indicado para a gastrite?

Vale ressaltar a importância de consultar o seu médico ou nutricionista antes de incluir o consumo de ervas no cardápio. Isso porque a aceitação de alguns alimentos por pacientes com gastrite pode ser um pouco individual – além disso, certos chás não são indicados para pessoas com doenças crônicas, gestantes e lactantes, por exemplo. Na dúvida, converse com um profissional!

Por fim, não podemos nos esquecer que algumas bebidas são conhecidas por piorar a gastrite. São elas:

Leia também: Suco de batata é bom para gastrite? Veja como preparar

Seja qual for o seu objetivo, a nutri pode te ajudar!

Agende uma consulta online com as especialistas da Vitat e tenha orientações e dicas focadas nas suas necessidades. Melhore sua alimentação comendo bem e com prazer!

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher fazendo o exercício elevação lateral na academia
Bem-estar Movimento

Elevação lateral: aprenda a fazer o exercício para nunca mais errar!

Confira o passo a passo da execução da elevação lateral, um dos exercícios mais famosos para os ombros

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Dormir mal pode estar te deixando doente? Estudo relaciona a qualidade do sono com doenças crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

benefícios do guaco
Alimentação Bem-estar

Como fazer chá de guaco? Conheça os benefícios e para que serve

A guaco é uma planta medicinal muito benéfica para a saúde, especialmente do sistema respiratório