9 chás que ajudam a aliviar os sintomas da gastrite

Alimentação Bem-estar
19 de Julho, 2023
Leticia Ramirez Naper de Souza
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 63183
9 chás que ajudam a aliviar os sintomas da gastrite

Quem convive com a gastrite sabe que a condição pode gerar sintomas gastrointestinais bastante desagradáveis, e que muitas vezes até minam o apetite. Além do tratamento adequado, com uso de medicamentos e mudanças de hábitos, o chá pode ser um grande aliado de quem tem gastrite, sabia? Contudo, é preciso ficar atento, pois nem todas as ervas são indicadas para o objetivo. Entenda tudo sobre o assunto a seguir:

O que é a gastrite e como a alimentação influencia?

A gastrite acontece quando a mucosa que reveste internamente o estômago fica irritada, inflamada e até infectada por algum micro-organismo. Quando isso ocorre, ela é danificada, e o ácido presente naturalmente na região passa a causar sintomas como dor no estômago, queimação, arrotos frequentes…

Alguns alimentos podem favorecer a secreção de ácido gástrico ou até aumentar a acidez do local, o que piora os incômodos. Por outro lado, certos ingredientes contribuem para evitar que isso aconteça – é o caso de alguns chás!

Leia também: Gastrite: o que é, sintomas, tratamentos e causas

Chá para a gastrite: melhores opções

mãos de uma pessoa fatiando gengibre na mesa com xícara, bule, água e mel ao lado

A seguir, listamos as ervas mais conhecidas por serem grandes aliadas de quem sofre com a gastrite:

Espinheira-santa

Um documento publicado pela Universidade Federal de São João Del-Rei resolveu analisar a eficácia de três plantas consideradas medicinais para o alívio da gastrite e da queimação: couve, saião e espinheira-santa. Assim, os pesquisadores concluíram que a única que apresentou bons resultados foi a espinheira-santa – seu efeito, inclusive, foi comparado aos de certos medicamentos que tratam a condição.

Como fazer: em uma panela tampada, ferva 2 gramas de folhas moídas ou bem rasgadas (aproximadamente 10 folhas grandes) em 1/2 litro de água por cinco minutos. Então, deixe esfriar e tome 150ml do chá de três a quatro vezes por dia. Reserve o que sobrou na geladeira.

Chá para gastrite: hortelã

A hortelã é conhecida por auxiliar na digestão e ter propriedades anti-inflamatórias, diminuindo o inchaço, os gases e a indigestão. Além disso, também tem efeito calmante sobre o fígado.

Por promover um relaxamento de órgãos como estômago, intestino e esôfago, o chá é capaz de diminuir as contrações nessas regiões, que geralmente geram dores. Contudo, também pode piorar quadros de refluxo em quem tem propensão.

Como fazer: ferva 500ml de água e desligue assim que começar a borbulhar. Então, acrescente 15 a 20 folhas de hortelã, tampe e aguarde 5 minutos. Por fim, basta coar e beber.

Camomila

A plantinha é calmante, anti-inflamatória e relaxante, o que contribui para aliviar as irritações da mucosa gástrica – e, consequentemente, reduzir a dor.

Como fazer: ferva uma xícara de água e desligue assim que começar a borbulhar. Então, acrescente 1 colher (sopa) de flores secas, tampe e aguarde 5 minutos. Por fim, basta coar e beber.

Chá para gastrite: erva-doce

Outro chá que tem efeito calmante e pode minimizar os incômodos no estômago. Além disso, o ácido málico e o antol presentes na erva melhoram a digestão.

Como fazer: ferva 1L de água e desligue assim que começar a borbulhar. Então, acrescente 8 colheres (sopa) de folhas de erva-doce, tampe e aguarde 5 minutos. Por fim, basta coar e beber.

Melissa

Também chamada de erva-cidreira, a melissa é outra planta que ajuda a acalmar e relaxar – importante para quem tem gastrite nervosa, isto é, quando os sintomas são agravados por sentimentos como estresse e ansiedade.

Como fazer: ferva uma xícara de água e desligue assim que começar a borbulhar. Então, acrescente 1 colher (chá) de folhas desidratadas, tampe e aguarde 10 minutos. Por fim, basta coar e beber.

Aroeira

Em uma pesquisa brasileira, 72 pacientes com diagnóstico confirmado de gastrite foram divididos em dois grupos. Enquanto o primeiro ingeriu aroeira, o segundo tomou omeprazol (medicamento que trata a condição) – ambos por quatro semanas.

Como resultado, os cientistas puderam perceber que os dois grupos apresentaram melhoras nos sintomas (até mais nos voluntários que consumiram a planta).

Porém, vale reforçar que o consumo do chá não exclui o uso da medicação ou tratamento.

Como fazer: ferva uma xícara de água. Assim que levantar fervura, acrescente 4 pedaços de casca de aroeira e algumas folhas de aroeira. Deixe ferver por cinco minutos e coe assim que esfriar.

Chá para gastrite: funcho

O chá de funcho estimula a produção de enzimas digestivas, o que potencializa a digestão e diminui a formação de gases – por isso, muita gente o toma antes de comer. Ademais, ele concentra a substância anetol, que auxilia na absorção de nutrientes e diminui inflamações do trato gastrointestinal.

Como fazer: coloque uma colher (sopa) de sementes de funcho em uma xícara de água fervente, tampe e deixe amornar durante 15 minutos.

Gengibre

Bactericida, fungicida e anti-inflamatório. Portanto, uma xícara de chá evita a proliferação de bactérias e fungos nocivos no estômago, intestino e outros órgãos. Alguns estudos, inclusive, apontam que a raiz é muito eficaz no combate à bactéria H pylori, uma das principais causas da gastrite.

Como fazer: ferva uma xícara e meia de água. Assim que começar a borbulhar, acrescente um pedaço de gengibre (aproximadamente 5 centímetros), aguarde cinco minutos e desligue. Tampe e espere mais dois minutos antes de beber.

Leia também: O que comer com gastrite? Alimentos para aliviar os sintomas

Qual chá não é indicado para a gastrite?

Vale ressaltar a importância de consultar o seu médico ou nutricionista antes de incluir o consumo de ervas no cardápio. Isso porque a aceitação de alguns alimentos por pacientes com gastrite pode ser um pouco individual – além disso, certos chás não são indicados para pessoas com doenças crônicas, gestantes e lactantes, por exemplo. Na dúvida, converse com um profissional!

Por fim, não podemos nos esquecer que algumas bebidas são conhecidas por piorar a gastrite. São elas:

Leia também: Suco de batata é bom para gastrite? Veja como preparar

Seja qual for o seu objetivo, a nutri pode te ajudar!

Agende uma consulta online com as especialistas da Vitat e tenha orientações e dicas focadas nas suas necessidades. Melhore sua alimentação comendo bem e com prazer!

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!