Alimentos mais poderosos que suplementos probióticos

14 de novembro, 2019

Ter um sistema digestivo que funcione direitinho é parte essencial de um processo saudável de emagrecimento. Para ajudar nessa questão, os probióticos são grandes aliados.

O que são probióticos?

Probióticos são bactérias que vivem no intestino e melhoram a saúde geral do organismo, trazendo benefícios como a melhor digestão e a absorção de nutrientes e o fortalecimento do sistema imunológico. São tão benéficos que podem, inclusive, ser encontrados à venda em farmácias, na forma de suplementos em cápsulas. 

Porém, melhor do que suplementá-los, os probióticos podem ser obtidos através da alimentação, a partir da ingestão de certos alimentos. Saiba quais alimentos são esses, até mais poderosos que os suplementos.

Iogurte

O iogurte é a mais famosa fonte de probióticos. Esse derivado do leite é benéfico à saúde por inúmeras outras razões: é excelente fonte de cálcio, de proteína e de potássio

Pode ser encontrado em versões diversas, porém, o ideal é optar por aquelas com menores quantidades de gordura, como o iogurte grego.

Leia mais: Alimentos ricos em probióticos – além do iogurte

Chucrute

O chucrute, um prato típico da Alemanha, é fonte de probióticos. Além disso, é rico em fibras, manganês, potássio, ferro, cálcio e vitamina C.

Entretanto, apesar de seus inúmeros benefícios, costuma conter alto nível de sódio, por tratar-se de repolho em conserva. O excesso de sódio no corpo pode acarretar alguns problemas, mas, se consumido em quantidades adequadas, o chucrute não será uma complicação.

Missô

O missô é uma pasta produzida a partir da fermentação de arroz, cevada e soja com sal. A pasta é utilizada na culinária japonesa para fazer a sopa de missô ou missoshiru dissolvido em água quente, incrementada com alguns vegetais e legumes. É rica em ferro, vitaminas do complexo B e também em sódio.

Kefir

O kefir é usualmente feito a partir da fermentação do leite de vaca, tal como o iogurte. Assim, é bastante rico em cálcio e proteína. Ele é considerado por muitos uma versão mais saudável e mais poderosa do iogurte, e por isso, seu consumo tem crescido no Brasil. 

Kimchi

O kimchi é um prato típico condimentando e fermentado coreano, feito com hortaliças. Geralmente, é preparado usando folhas de acelga.

probióticos

Além de ser excelente fonte de probióticos, é rico em vitamina A e C, muito benéficas para o corpo, e fibras, cálcio e diversos antioxidantes.

Tempeh

Também conhecido como tempê, é um alimento milenar típico da Indonésia. Produzido a partir de soja cozida e fermentada, é famoso por recorrentemente fazer parte da alimentação de veganos e vegetarianos.

Além de seu alto valor probiótico, é rico em cálcio, magnésio, manganês e potássio.

Leia mais: O que tempeh – ou tempê – e quais os benefícios

Kombucha

Kombucha é uma bebida fermentada que vem se popularizando cada vez mais. Feita a partir do chá preto, sua fermentação é feita com leveduras e bactérias, que ajudam o intestino a trabalhar.

Seus benefícios à saúde não param por aí: atua também no sistema imunológico e na hidratação do corpo. Ainda, combate a gastrite e equilibra o pH do sangue.

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo