Kefir: O que é, benefícios e como fazer em casa

Alimentação Bem-estar
22 de Julho, 2019
Kefir: O que é, benefícios e como fazer em casa

Pouca gente sabe, mas 70% do nosso sistema imunológico está no intestino. Assim, equilibrar a microbiota, também chamada de flora intestinal, é um caminho longo a percorrer, que começa com uma alimentação saudável e balanceada. O ponto de partida é o consumo de muitas verduras e legumes, cuidado com o excesso de açúcar, farináceos e alimentos ultraprocessados e ingestão de micro-organismos benéficos, que são os probióticos – e, entre eles, está o kefir

Mas, para quem nunca ouviu falar ou não conhece bem o produto, grãos de kefir são um conjunto microbiano usados na fermentação de líquidos para obter bebidas probióticas e funcionais.

Assim, é uma bebida fermentada produzida a partir da ação dos micro-organismos presentes em seu próprio grão. Portanto, para produzi-lo, é preciso submergir seus grãos em leite. Dessa maneira, geralmente uma colher de sopa em meio litro de leite de vaca, de cabra ou de ovelha – e deixar fermentar por aproximadamente seis horas em temperatura ambiente.

“Os grânulos fermentam o leite, deixando-o com aparência de iogurte. Assim, essa fermentação promove uma digestibilidade maior, além de ter efeito probiótico, que ajuda a regular a flora intestinal, e a fortalecer a imunidade”, explica a nutricionista Patricia Davidson em seu perfil no Instagram. 

“Além disso, esses ‘iogurtes’ podem ser usadas em smoothies com frutas ou mesmo consumidos sozinhos”, completa a especialista. Contudo, a recomendação é a ingestão de um copo médio ao dia, preferencialmente pela manhã.

Um copo (200 ml) de kefir de leite apresenta aproximadamente:

  • 104 calorias
  • 6 g de lipídeos;
  • 25 mg de colesterol;
  • 70 mg de sódio;
  • 7 g de carboidratos;
  • 6 g de proteínas;
  • 187 m de cálcio;
  • 148 mc de fósforo;
  • 0,1 mg de ferro.

Além disso, a bebida pode oferecer ao organismo vitaminas A, B12, B7, B1, C e D. 

Benefícios

Um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, junto com experts da Universidade de Vila Velha, no Espírito Santo, analisou três grupos de camundongos. Um tinha hipertensão e recebeu o superalimento como tratamento; outro que também era hipertenso, mas não foi tratado; e o último, que tinha pressão normal e não recebeu qualquer tipo de terapia.

Assim, os resultados dos testes mostram que, após nove semanas consumindo o kefir, os animais apresentaram, entre outras coisas, taxas mais controladas da pressão arterial. Outro benefício foi uma maior permeabilidade intestinal, o que permite que o órgão trabalhe corretamente, e a restauração do equilíbrio de quatro bactérias presentes no intestino.

Conheça mais benefícios do kefir: 

  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Auxilia no emagrecimento;
  • Fortalece os ossos; 
  • Melhora a digestão; 
  • Reduz o estresse, depressão e insônia;
  • Ajuda na redução de alergias;
  • Elimina toxinas do organismo; 
  • Auxilia no combate ao câncer; 
  • Contribui para uma pele mais saudável; 
  • Melhora a função intestinal.

Kefir e emagrecimento

O kefir pode auxiliar a emagrecer por garantir um aumento da saciedade e por ajudar na melhora intestinal. Entretanto, é importante lembrar que o kefir sozinho não irá fazer com que a pessoa perca peso. Por isso, seu consumo deve estar associado a uma alimentação balanceada e hábitos de vida saudáveis.

Receita de queijo de kefir

Ingredientes

  •  200 ml de leite integral
  • 500 gramas de kefir de leite

Modo de preparo

Juntar o leite com o kefir, temperar, coar e esperar 12 horas.

Kefir de água

kefir de água é uma das opções de bebida probiótica fermentada que pode beneficiar a saúde da flora intestinal, bem como facilitar a digestão e evitar problemas como a constipação. Em sua composição há a presença de pequenos organismos vivos e bactérias que rendem seu poder probiótico. Sendo assim, são excelentes para a saúde do intestino.

Ainda, ele pode ajudar no emagrecimento, não contém glúten e é uma opção vegana, pois o kefir em sua versão original é feito com leite.

Como é feito o kefir de água

O kefir de água é feito a partir da fermentação da água e dos chamados “grãos de kefir”. Nesse caso, o processo de fermentação é induzido pela adição de açúcar mascavo na água. Portanto, os grãos, quando em contato com a água açucarada, iniciarão o processo de metabolização da água conjuntamente com os micro-organismos vivos e leveduras ali presentes. Em decorrência do processo de fermentação, a bebida também contém uma pequena presença de álcool.

Kefir de coco: O que é e benefícios

A água de coco por si só é composta por potássiocarboidratos, proteínas, minerais e vitaminas. É pobre em gordura e não tem colesterol. Ainda contém eletrólitos, minerais que são cruciais para o funcionamento das células do corpo.

Já o kefir de coco é a água de coco que foi fermentada com grãos de kefir. Assim como a versão feita com laticínios, ele fornece combustível para as bactérias benéficas em seu intestino. Essas boas bactérias combatem bactérias potencialmente prejudiciais, além de infecções. Por isso, também ajudam a estimular a digestão e impulsionar seu sistema imunológico.

Contudo, é mais rico em sódio do que outros kefirs, e a maioria de suas calorias vem do açúcar da fruta. Contudo, vale ressaltar que a bebida tem benefícios nutricionais e de saúde que devem ser observados.

Leia também: Probióticos: O que é e como consumir

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

coenzima q10
Alimentação Bem-estar

Para que serve a coenzima Q10? Conheça os benefícios do composto

A coenzima Q10 participa de diversas funções do organismo, entre elas a produção de energia

mulher sorrindo em uma aula de pintura
Bem-estar Equilíbrio

O que é uma pessoa neurodivergente? Importância da inclusão

Entenda o conceito de neurodiversidade e as diferenças entre pessoas neurotípicas e neurodivergentes

Tratamento para esquizofrenia
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Tratamento para esquizofrenia: como funciona?

A adesão ao tratamento é essencial para evitar recaídas e garantir uma vida independente e produtiva