Dicas de como usar gengibre para emagrecer

Alimentação Bem-estar
09 de Junho, 2020
Dicas de como usar gengibre para emagrecer

Não existem registros específicos, mas o gengibre é utilizado há milênios, sobretudo na medicina oriental chinesa e indiana. A raiz é quase uma caixinha de remédios de tantos benefícios que tem. Entre eles, o poder de acelerar o metabolismo, prevenir inflamações e fortalecer a imunidade. Além disso, o gengibre é considerado um aliado de quem quer emagrecer. Mas, será que a especiaria é mesmo eficaz?

Gengibre para emagrecer: Entenda a relação

A raiz eleva a temperatura corporal, fazendo com que o metabolismo trabalhe de forma mais acelerada e, portanto, queime mais calorias. Assim, essa característica leva o gengibre ao status de termogênico natural, como aliado do emagrecimento junto com uma alimentação equilibrada e atividade física. Ou seja, está na lista de  alimentos que “obrigam” o organismo a gastar mais energia durante a digestão e, assim, favorecem a queima de gordura

Com isso, um estudo da Columbia University, dos Estados Unidos, comprovou a eficácia dessa função, além de ter constatado o aumento da saciedade em 10 homens com sobrepeso, que incluíram o gengibre na dieta.

Além disso, graças aos gingerois, que podem colaborar para a secreção de insulina, que é desregulada ou inexistente em portadores de diabetes tipo 2. Dessa maneira, pesquisas recentes apontam constatam essa façanha. Um deles é um publicado no Iranian Journal of Pharmaceutical Research, que analisou 41 pessoas com diabetes que consumiram 2 g de pó de gengibre por dia, eles reduziram em 12% o nível de açúcar no sangue. Além de diabetes, o excesso de açúcar no sangue está associado ao ganho de peso e ao acúmulo de gordura.

Como incluir gengibre no dia a dia

O alimento é extremamente acessível – pode ser encontrado em feiras, empórios e supermercados. Contudo, para fazer o chá de gengibre e colher seus benefícios, prefira a raiz pura: basta um pedacinho para fazer a infusão. Como forma de tempero, a forma em pó é muito prática. Portanto, caso queira usar o gengibre para emagrecer, adicione um pedaço da raiz em sucos verdes, com raspas sobre cremes doces, sopas e saladas. 

Leia também: 8 alimentos termogênicos que são aliados da dieta

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lata de leite condensado cozida aberta com abridor
Bem-estar Casa

Doce de leite na air fryer dá certo? Pode explodir?

Uma receita de doce de leite na air fryer viralizou recentemente no TikTok. Mas será que realmente dá certo? Confira

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais