Você provavelmente já ouviu falar em suco detox, sobretudo quando o assunto é dieta e emagrecimento saudável. Nem sempre nossos hábitos alimentares são dos melhores, por isso, a fase detox pode ajudar quem quer perder peso e liberar as toxinas acumuladas por alimentos gordurosos, álcool ou cigarro, por exemplo.
Nesse sentido, combinar o suco detox com uma alimentação equilibrada pode ajudar a perder a barriga e emagrecer os quilinhos a mais que estão te incomodando. Mas antes, uma dica: se possível, beba o suco logo após prepará-lo. Assim, é possível aproveitar o máximo de nutrientes das folhas e frutas antes que essas substâncias se desgastem no ambiente e tenham seu valor nutricional reduzido.
Leia mais: Afinal, suco detox de cenoura emagrece? Conheça a bebida
A grande promessa do famoso suco detox é filtrar as toxinas presentes no organismo. Mas afinal, será que é verdade?
Infelizmente, essa vantagem ainda não foi completamente comprovada cientificamente — os estudos clínicos ainda são pequenos, e a maioria foi feita em animais. O que se sabe é que o próprio corpo já tem um sistema bem eficiente de eliminação de substâncias indesejadas — fígado, rins, intestino, pulmão e até pele são órgãos treinados para filtrar e/ou eliminar tais compostos.
Mas isso não significa que o suco detox seja completamente inútil. Ele pode trazer muitas vantagens, como:
Leia também: Alguns alimentos podem alterar os efeitos dos medicamentos. Veja quais
Antes de mais nada, misture todos os ingredientes no liquidificador e coe para que o suco não fique com muitos pedaços, se preferir.
Bata todos os ingredientes juntos no liquidificador, coe a mistura e beba em seguida.
Primeiramente, ferva a água e inclua o chá verde. Então, deixe em infusão durante uns 10 minutos (ou tempo o suficiente para que esfrie). Em seguida, lave a maçã, a couve e depois misture tudo no liquidificador. Beba logo em seguida.
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida (preferencialmente sem coar).
Primeiramente, coloque no liquidificador a maçã, a laranja espremida e a água. Então, bata tudo até misturar. Em seguida, coloque o gengibre e bata por mais alguns segundos. Por fim, adicione gelo a gosto e está pronto para beber.
Primeiramente, coloque a chia com o suco de uva. Deixe descansar por 20 minutos. Após o tempo de espera, coloque a mistura no liquidificador. Então, acrescente o iogurte e o melado de cana. Misture todos os ingredientes por dois minutos. Se preferir, adicione uma pedra de gelo e sirva em seguida.
Antes de mais nada, esprema o limão e a laranja. Leve, então, todos os ingredientes no liquidificador e bata até misturar bem. Sirva em seguida.
Primeiramente, esprema os dois limões até tirar todo o suco. Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Adicione o mel a gosto, bata novamente e sirva em seguida.
Primeiramente, esprema o limão até sair todo o suco. Em seguida, coloque o suco de limão e os morangos no liquidificador. Bata tudo até misturar por completo. Depois, adicione as folhas de hortelã, o gengibre e a semente de linhaça. Bata novamente e, por fim, sirva com gelo.
Primeiramente, bata todos os ingredientes no liquidificador com aproximadamente um copo de água. Tome em seguida (de preferência sem coar).
Primeiramente, descasque e corte em pedaços todos os ingredientes. Em seguida, coloque tudo no liquidificador com 400 ml de água gelada e bata até ficar homogêneo. Depois, coloque uma peneira sobre uma tigela grande e despeje a bebida. Assim, use uma colher para pressionar a polpa para baixo para sair o máximo de suco. Por fim, beba imediatamente.
Coloque todos os itens no liquidificador. Então, adicione um pouco de água e bata até que atinja um ponto homogêneo. Por fim, tome seu suco imediatamente sem adoçar ou coar.
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. Por fim, sirva.
Bata todos os ingredientes e então beba sem coar.
Em primeiro lugar, em um liquidificador, coloque a água de coco e adicione couve, abacaxi, banana, hortelã, gengibre, suco de limão e sal. Logo depois, bata durante 1 minuto ou até ficar homogêneo, adicionando água gelada, se necessário, para atingir a consistência desejada. Por fim, sirva.
De manhã, à tarde ou à noite: a verdade é que você garante todos os benefícios da bebida em qualquer horário. A escolha, então, precisa ser individual: se você tem pouco tempo para preparar um café da manhã caprichado e cheio de opções, bater um suco detox pode ser uma maneira prática e saudável de começar bem o dia.
Por outro lado, a receita à noite é uma boa pedida para a ceia, e dependendo dos ingredientes escolhidos, pode até ajudar a dormir melhor. O ideal, em todos os casos, é consumi-la até três horas depois de feita para que o máximo de nutrientes seja mantido.
Leia também: Quem tem diabetes pode tomar suco? Especialista responde
Se você quer perder peso, o ideal é associar o poder do suco detox a uma dieta balanceada rica em legumes, frutas, verduras, grãos e carnes magras, bem como exercícios físicos acompanhados por um profissional e, no mínimo, dois litros de água por dia. Assim, você pode emagrecer sem arriscar sua saúde.
Não existe uma receita única de suco detox — basta uma rápida pesquisada na internet que você encontra versões feitas com os mais diferentes ingredientes. Contudo, algumas dicas são primordiais na hora de preparar:
Além disso, é sempre bom lembrar: um suco detox não deve substituir grandes refeições. Assim, pessoas com diabetes ou outras condições precisam procurar orientação nutricional, uma vez que sucos podem conter índices glicêmicos (IG) altos e afetar a glicemia (nível de glicose no sangue).