Quem tem diabetes pode tomar suco? Especialista responde

Alimentação Bem-estar
08 de Abril, 2022
Quem tem diabetes pode tomar suco? Especialista responde

Em dias de calor, uma bebida geladinha é ótima para se refrescar. Contudo, é preciso priorizar versões mais saudáveis e evitar aquelas que contêm muito açúcar adicionado, como os refrigerantes. Por isso, os sucos naturais, feitos com diferentes frutas, se mostram boas opções. Mas e quem tem diabetes: pode tomar suco? Veja o que uma especialista responde:

Quem tem diabetes pode tomar suco?

De acordo com a nutricionista Dayse Paravidino, os sucos industrializados devem ser evitados. Isso porque eles não passam de “calorias vazias” e contam com açúcares adicionados. E mesmo os naturais precisam ser consumidos com moderação e apenas com o aval do médico e/ou nutricionista que acompanha o paciente.

“Comer a fruta crua em vez de consumi-la na forma de suco, de caldas ou em recheios de biscoitos, bolos e tortas, por exemplo, pode ser mais interessante. Dê preferência às com menos açúcar (frutose), como morango, framboesa, melancia, ameixa e abacate”, recomenda a profissional.

Ainda segundo ela, estudos importantes mostraram que mesmo os alimentos mais adocicados (banana e mamão, por exemplo), desde que ingeridos em suas formas naturais, têm um impacto menor na glicemia do que seus sucos e vitaminas.

Desse modo, a resposta é individual. Portanto, não deixe de conversar com o seu médico sobre a possibilidade de beber sucos e não abra mão de um cardápio equilibrado, rico em ingredientes nutritivos.

Leia também: Os melhores alimentos para quem tem diabetes

Outros cuidados

“Com relação às gorduras extraídas de sementes, como óleos de soja, milho, canola, algodão e cártamo, às margarinas e a outros industrializados ricos em gordura hidrogenada, eles devem ser trocados por gorduras como azeite de oliva extravirgem e óleo de coco. Isso porque são mais estáveis”, complementa a profissional.

Fonte: Dayse Paravidino, nutricionista, membro da Associação Brasileira de Nutrição e da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ASBRANMI).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

menina com ritmo circadiano saudável dormindo na cama durante as férias
Bem-estar Gravidez e maternidade

Férias escolares: como manter um ritmo circadiano saudável?

Manter um ritmo circadiano saudável por meio de uma rotina consistente é fundamental para o bem-estar físico e mental.

mãos segurando um tapete de ioga
Bem-estar Movimento

Treinar no frio dá menos resultado? Especialista responde

As temperaturas mais baixas do inverno fazem com que o corpo demore mais para aquecer. O que pode dar a sensação de que treinar no frio

criança sentada em mesa segurando uma colher e comendo um mingau rico em fibras
Alimentação

Fibras na alimentação infantil: conheça os benefícios e como incluí-las

As fibras na alimentação infantil contribuem para o bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre.