Receitas para o Dia dos Pais: Sugestões fáceis e nutritivas
A data todinha dele está logo aí! E se você ainda não pensou no menu que quer preparar, que tal, então, apostar em receitas para um Dia dos Pais mais saudável? Dá, sim, para fazer pratos deliciosos e fáceis, mas muito nutritivos. Dessa forma, todo mundo curte e não deixa de cuidar da saúde.
Ele merece: a figura paterna, em muitos casos, é importante para a formação de uma criança confiante e com boa autoestima. Quem exerce o papel paterno (afinal, pai não é somente aquele de sangue, não é mesmo?) pode fazer muita diferença nesse processo e, com o estabelecimento do primeiro vínculo, moldar a maneira como a pessoa vai vivenciar relacionamentos futuros.
“O pai é responsável por ampliar o universo do bebê de forma atraente e segura. Isso porque ele garante um ambiente facilitador satisfatório, estabelece os limites de proteção e inclui a criança na cultura”, afirma a psicóloga e psicanalista Lia Keuchguerian Silveira Campos, da MAM Baby.
De acordo com a especialista, a melhor maneira de desenvolver o vínculo com a criança é participar da rotina de cuidados. “Ao se sentir protegido, amparado e satisfeito, o pequeno fica seguro para fortalecer o relacionamento com o cuidador”, explica a psicóloga.
Leia também: Dia dos Pais a distância: Como comemorar a data
Então, que tal homenageá-lo à altura? Confira dicas e receitas para o Dia dos Pais saudável:
Montando a mesa
A primeira etapa é montar a mesa da refeição de forma especial. “Só de organizar uma linda mesa temos uma demonstração de amor, cuidado e carinho. Um ambiente agradável faz com que as pessoas fiquem por mais tempo, alongando o papo. Além disso, nele também são criados hábitos positivos e saudáveis”, detalha Luciana Márquez, especialista em decoração e eventos.
Ela indica um passo a passo para você fazer em casa:
- 1 – Frutas: “Usar um arranjo de flores baixo e colorido e misturá-lo com algumas frutas fica incrível. Pode ser laranja, kiwi ou limão siciliano, por exemplo”;
- 2 – Sucos e água: “Sirva sucos coloridos em jarras de vidro lisas. Além de abrir o apetite, esses objetos ajudam a decorar a mesa”;
- 3 – Utensílios: “Coloque uma mensagem carinhosa ou uma foto especial no porta-guardanapo”
- 4 – Cores do momento: “Segundo a Pantone, cinza e amarelo estão com tudo. O amarelo é uma cor quente, brilhante, alegre e traz esperança. O cinza, por outro lado, é uma cor fria e neutra, que representa força e positividade. As duas, juntas, harmonizam muito bem.”
Receitas e dicas para um Dia dos Pais mais saudável
Cerveja
Há pais que amam a clássica cerveja — ainda mais na hora do almoço. O problema é que a bebida é calórica e contém álcool, substância que não faz bem ao organismo, de acordo com diversos estudos.
Contudo, você pode optar por versões menos processadas, que têm mais sabor e são mais saudáveis. A cerveja artesanal geralmente não é pasteurizada e nem filtrada. E, portanto, contém mais compostos vegetais, leveduras, bactérias, vitaminas, minerais e outros constituintes potencialmente saudáveis do que a opção industrial.
Receitas para o Dia dos Pais: Churrasco
Nada melhor do que um farto churrasco para combinar com a gelada, não é mesmo? Mas calma. É possível fazer escolhas equilibradas até nessa ocasião. Você pode, por exemplo, trocar a carne vermelha por carne de frango (sem pele), que é mais magra.
Peixes como badejo, corvina, dourado, carpa, pescado, linguado e truta ficam uma delícia na churrasqueira. Salmão, sardinha, anchova e atum possuem mais gordura, mas também são boas opções, uma vez que trazem ótimos benefícios para a saúde – especialmente para a do coração.
E que tal aproveitar os espetinhos para incluir não só carne, mas também alguns legumes? Pode ser berinjela, abobrinha, pimentão…Confira algumas opções:
Receitas para o Dia dos Pais: Feijoada
Outro clássico de domingo é a feijoada. Por conter carne de porco (e geralmente, as partes mais gordurosas), o prato é considerado bem calórico. Mas vale acrescentar um pouco de fibra à refeição cozinhando o arroz integral no lugar do branco, refogando uma couve no azeite (e com bastante alho!) e cortando algumas fatias de laranja para acompanhar.
Sobremesa
Coloque mais frutas nos preparos. Banana, maçã e abacaxi cozidos com canela e cravo, por exemplo, ficam uma delícia. Se for fazer um bolo, substitua a farinha branca por integral. E troque o açúcar refinado por mascavo, de coco, mel ou algum adoçante natural.
Fontes: Lia Keuchguerian Silveira Campos, psicóloga e psicanalista parceira da MAM Baby, e Luciana Márquez, designer floral especialista em decoração e eventos.