Relacionamentos podem interferir no consumo de álcool

Bem-estar Equilíbrio
07 de Julho, 2021
Relacionamentos podem interferir no consumo de álcool

Você sabia que a quantidade de álcool que bebe pode ser influenciada pelo seu relacionamento atual? Isso mesmo: estudos e levantamentos científicos apontam que pessoas que namoram ou são casadas tendem a beber menos — entretanto, podem engordar mais facilmente.

Mas calma. Antes de colocar a culpa dos quilinhos a mais (ou da barriga de cerveja) no seu status amoroso, vale entender melhor o que as pesquisas dizem:

Álcool e relacionamento

Segundo a publicação Álcool e a Saúde dos Brasileiros – Panorama 2020, feito com os dados do Vigitel 2018, pessoas solteiras têm 1,6 mais chance de abusar das bebidas alcoólicas do que as que namoram ou fazem parte de uma união estável.

Contudo, um estudo americano teve resultados um pouco diferentes. Nele, cerca de 620 jovens entre 18 e 24 anos foram divididos em seis categorias de relacionamento. E tiveram suas ingestões de álcool medidas mensalmente durante um ano.

Como conclusão, os pesquisadores perceberam que os voluntários solteiros e em uniões estáveis tendiam a beber de duas a quatro vezes menos do que os pertencentes aos grupos “solteiro, mas saindo com outras pessoas”, “término recente” e “término e início de relacionamento”. Ou seja, ter estabilidade no estado civil parece desestimular as pessoas a beberem.

Falando só de casados, uma outra pesquisa apontou que as mulheres são as mais propensas a tomar uns drinks quando há algum desentendimento entre o casal. Enquanto os homens são os que mais dizem que o álcool é o causador de conflitos.

Leia também: Como fazer o seu relacionamento melhorar durante a quarentena

Namoro engorda?

Cinema com pipoca, manteiga e refrigerante, jantar com fondue e vinho… Os encontros geralmente são marcados por cardápios calóricos. É por isso que namorar pode fazer você engordar até cinco quilos, apontou um levantamento realizado pela Sociedade Espanhola para o Estudo de Obesidade em 2016.

Nele, foram entrevistados cerca de 2,3 mil voluntários. E mais de 80% das pessoas afirmaram ter aumentado o peso ao começar um relacionamento sério. Uma das explicações? Casais, juntos, beliscam mais comidinhas ao longo do dia. Além disso, solteiros costumam ter dias (e noites) mais agitados. E, portanto, gastam mais calorias.

Mas não precisa ficar desanimado com a informação. Por outro lado, um estudo feito no Centro Nacional de Biotecnologia, dos Estados Unidos, mostrou que o ganho de quilos pode estar relacionado a mais felicidade entre os apaixonados!

Leia também: Relacionamento abusivo aumenta risco de depressão e ansiedade

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa