Relacionamentos podem interferir no consumo de álcool

Bem-estar Equilíbrio
07 de Julho, 2021
Relacionamentos podem interferir no consumo de álcool

Você sabia que a quantidade de álcool que bebe pode ser influenciada pelo seu relacionamento atual? Isso mesmo: estudos e levantamentos científicos apontam que pessoas que namoram ou são casadas tendem a beber menos — entretanto, podem engordar mais facilmente.

Mas calma. Antes de colocar a culpa dos quilinhos a mais (ou da barriga de cerveja) no seu status amoroso, vale entender melhor o que as pesquisas dizem:

Álcool e relacionamento

Segundo a publicação Álcool e a Saúde dos Brasileiros – Panorama 2020, feito com os dados do Vigitel 2018, pessoas solteiras têm 1,6 mais chance de abusar das bebidas alcoólicas do que as que namoram ou fazem parte de uma união estável.

Contudo, um estudo americano teve resultados um pouco diferentes. Nele, cerca de 620 jovens entre 18 e 24 anos foram divididos em seis categorias de relacionamento. E tiveram suas ingestões de álcool medidas mensalmente durante um ano.

Como conclusão, os pesquisadores perceberam que os voluntários solteiros e em uniões estáveis tendiam a beber de duas a quatro vezes menos do que os pertencentes aos grupos “solteiro, mas saindo com outras pessoas”, “término recente” e “término e início de relacionamento”. Ou seja, ter estabilidade no estado civil parece desestimular as pessoas a beberem.

Falando só de casados, uma outra pesquisa apontou que as mulheres são as mais propensas a tomar uns drinks quando há algum desentendimento entre o casal. Enquanto os homens são os que mais dizem que o álcool é o causador de conflitos.

Leia também: Como fazer o seu relacionamento melhorar durante a quarentena

Namoro engorda?

Cinema com pipoca, manteiga e refrigerante, jantar com fondue e vinho… Os encontros geralmente são marcados por cardápios calóricos. É por isso que namorar pode fazer você engordar até cinco quilos, apontou um levantamento realizado pela Sociedade Espanhola para o Estudo de Obesidade em 2016.

Nele, foram entrevistados cerca de 2,3 mil voluntários. E mais de 80% das pessoas afirmaram ter aumentado o peso ao começar um relacionamento sério. Uma das explicações? Casais, juntos, beliscam mais comidinhas ao longo do dia. Além disso, solteiros costumam ter dias (e noites) mais agitados. E, portanto, gastam mais calorias.

Mas não precisa ficar desanimado com a informação. Por outro lado, um estudo feito no Centro Nacional de Biotecnologia, dos Estados Unidos, mostrou que o ganho de quilos pode estar relacionado a mais felicidade entre os apaixonados!

Leia também: Relacionamento abusivo aumenta risco de depressão e ansiedade

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

Confira as principais causas da paralisia do sono e como tratar o problema
Bem-estar Sono

8 causas de paralisia do sono e como tratar

Você já sentiu a sensação de ter algo o prendendo a ponto de não conseguir acordar ou se mexer?

Entenda porque dormir mal pode afetar a mente e diminuir sua produtividade
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Como dormir mal afeta a mente e reduz a produtividade

Descubra como a falta de sono impacta diretamente a saúde mental e reduz a produtividade, afetando funções como memória, concentração e tomada de decisões

homem com esquizofrenia sentada em sofá com as mãos na cabeça.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia tem cura?

Sendo um distúrbio complexo, existem diversas questões sobre como é feito o tratamento de esquizofrenia e o prognóstico. Entenda mais!