O que pessoas com diabetes não podem comer?

Alimentação Bem-estar
28 de Setembro, 2021
O que pessoas com diabetes não podem comer?

Quem tem diabetes sabe que, quando se trata da alimentação, todo cuidado é pouco. Isso porque, dependendo do alimento e se a doença está controlada ou não, um cardápio inadequado pode oferecer sérios riscos à saúde. Então, muita gente se pergunta: o que pessoas com diabetes não podem comer?

Principais cuidados com a alimentação

Primeiramente, vale lembrar que, se houver acompanhamento nutricional e uma dieta equilibrada, dificilmente um item será completamente proibido para o paciente. Quem tem diabetes tipo 1 e faz o uso da insulina ultrarrápida, por exemplo, pode ter uma flexibilidade um pouco maior. Isso porque a dose e o horário da aplicação do medicamento são definidos de acordo com o valor nutricional de cada refeição.

Por outro lado, quem faz um tratamento fixo com os medicamentos precisa controlar mais cada refeição a fim de manter o equilíbrio da glicemia (níveis de açúcar no sangue). Já para quem tem diabetes tipo 2, a prioridade é controlar o peso.

Mas uma coisa é certa em todos os casos: escolhas saudáveis deverão ser sempre prioridade no cardápio de quem possui a condição.

Além disso, a alimentação precisa ser fracionada. Ou seja, pessoas com diabetes devme apostar em porções menores de três em três horas (ou outro período definido pelo médico) para evitar picos de glicose (açúcar) no organismo — e suas consequentes complicações. As fibras e as gorduras boas também são ótimas opções.

Seguindo as dicas acima e buscando um acompanhamento nutricional, dá para incluir alguns ingredientes na dieta (de vez em quando). Ou seja, você não precisará cortar para sempre algo do cardápio, e sim evitá-lo no dia a dia. Entenda melhor quais alimentos merecem um controle maior:

Leia também: Vivendo com diabetes: Controlando o açúcar no sangue

Pessoas com diabetes não podem comer doces?

O açúcar presente nos doces e nas sobremesas é um tipo de carboidrato que eleva a glicemia de modo muito rápido e contém pouco valor nutricional. Ou seja, quantidades mínimas dele podem gerar picos de açúcar no sangue e provavelmente não irão saciar a fome.

Por isso, o ideal é tentar trocar esse item por carboidratos vindos dos cereais integrais, das frutas, das verduras e dos legumes.

Pessoas com diabetes não podem comer frutas secas?

Durante o processo de secagem, as frutas perdem água e ficam com seus nutrientes concentrados (e isso inclui seus carboidratos e açúcares também). Portanto, uma única frutinha seca pode valer por várias. O melhor é substituí-las pelos alimentos in natura.

https://youtu.be/WYiqeFLt7eg

Pessoas com diabetes não podem comer alimentos gordurosos?

Quem tem diabetes desenvolve uma predisposição a doenças cardiovasculares, como a hipertensão e o infarto. E as gorduras saturadas e trans contribuem ainda mais para o problema.

Pessoas com diabetes não podem comer carboidratos?

Como já explicado, a resposta depende muito do tipo de carboidrato em questão. Os simples — açúcar e farinhas refinadas — realmente precisam ser evitados por pessoas com diabetes.

Por outro lado, o nutricionista pode indicar o consumo de carboidratos complexos (grãos e cereais integrais, leguminosas e laticínios desnatados), já que eles são absorvidos mais lentamente pelo organismo e não descontrolam a glicemia. Contudo, é necessário seguir as quantidades recomendadas pelo especialista.

Leia também: Como baixar o colesterol e a glicose com ajuda da alimentação

Pessoas com diabetes não podem comer produtos embutidos e processados?

Na verdade, todo mundo deveria reduzir a ingestão desses alimentos. Isso porque pode até não parecer, mas eles concentram açúcares (até os produtos salgados!), gorduras, sódio, corantes e conservantes — todos eles prejudiciais à saúde.

E as bebidas alcoólicas?

Elas são calóricas, algumas contêm carboidratos em excesso e possuem a capacidade de desregular o organismo. O consumo exagerado de álcool, inclusive, é um dos fatores de risco para o surgimento do diabetes tipo 2.

Portanto, se estiver com vontade de incluir um drink ou uma cerveja na alimentação, converse com o seu médico antes. Ele dirá se é possível fazer isso — bem como qual o volume recomendado.

https://open.spotify.com/episode/3M1ez6pDPWCkS44ATyKxEa?si=xPgPNZ64TJWWimfpNmdyCQ&dl_branch=1

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá verde
Alimentação Bem-estar

Chá verde emagrece? Conheça os benefícios e como fazer

O chá verde é uma bebida produzida a partir da folha da Camellia sinensis, que é rica em compostos fenólicos, que atuam como antioxidantes

chá para dor de garganta
Alimentação Bem-estar Saúde

7 chás para dor de garganta (e como preparar)

Quando o assunto é garganta inflamada, uma prática comum é a preparação de bebidas quentes.

mulher tomando um comprimido na sala de casa
Bem-estar Sono

Dramin dá sono? Especialista explica riscos da automedicação

Um dos efeitos mais conhecidos do medicamento, especialista esclarece a ideia e fala por que ele não deve ser usado para tratar a insônia