Pão engorda? Dicas de como comer pão sem engordar

Alimentação Bem-estar
22 de Maio, 2020
Pão engorda? Dicas de como comer pão sem engordar

Pão é um unanimidade. E, você já deve ter se perguntado: pão engorda? A iguaria faz parte das mais diversas refeições de muita gente, e é difícil não se render a uma fatia macia e saborosa do alimento. Porém, quando se trata de emagrecer, uma das primeiras coisas que você provavelmente pensa é em parar de comer pão. Mas, será que pão engorda?

Carregado de carboidratos e farinhas refinadas, o pão é visto como inimigo da dieta. Porém, acredite ou não, é possível comer pão em uma alimentação balanceada. Isso porque existem opções saudáveis do produto que, quando consumidas com moderação, não comprometem a perda de peso. Vem saber mais: 

Pão engorda? Dicas de como comer pão sem engordar

pão integral pão engorda como comer pão sem engordar

Ao comprar, siga a regra 10: 1

É super simples, mas é uma regra prática a ter em mente sempre que compra um pão: para cada 10 gramas de carboidratos, deve ter 1 grama de fibra. Isso porque a fibra é digerida lentamente, mantendo-o saciado por mais tempo. Também é excelente para a saúde intestinal. 

Leia também: Cientistas descobrem o que torna o sabor do pão tão bom

Sempre procure grãos integrais

Se os ingredientes no topo da lista do rótulo forem nomes como sacarose, frutose, xarope de milho, farinha branca ou de trigo, significa que esses alimentos contêm principalmente carboidratos simples e devem ser limitados. Assim, um pão é considerado integral se o primeiro ingrediente da embalagem indicar grão integral ou trigo integral. Por isso, examine a lista de ingredientes e use seu julgamento – é um grande passo para o seu melhor guia para uma alimentação saudável.

Pão engorda? Prefira trigo orgânico

O trigo mudou nos últimos 50 anos e não é mais uma colheita reconhecível dos nossos antepassados. Enquanto pesquisas vão e voltam sobre o papel de pesticidas e produtos químicos em nossa saúde, o trigo orgânico tem uma exposição menor aos agrotóxicos, fornecendo uma opção mais saudável para quem deseja comer pão. 

Consuma pão fermentado

O processo de fermentação fornece uma variedade de bactérias saudáveis ​​que ajudam a equilibrar o sistema digestivo e gerenciar o metabolismo. Portanto, escolha ou faça pães fermentados para melhorar a saúde. O segredo também está nas porções: você pode comer pão em uma quantidade moderada e assim não terá que se preocupar em ganhar peso. 

Combine o pão com uma gordura boa

Azeite de oliva ou manteiga ghee são excelentes parceiros para acompanhar uma fatia de pão.Com isso, é possível fugir de recheios como frios, maionese ou embutidos. Portanto, a tradição italiana de pão com azeite de oliva é uma opção saudável, já que a combinação evita o consumo excessivo de pão, além de render um sabor agradável. 

Leia também: O que acontece quando você come um pão mofado

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Mesa flexora e cadeira flexora
Bem-estar Movimento

Mesa flexora e cadeira flexora: quais as diferenças e qual é a melhor?

Quem pratica musculação em academias, provavelmente vai se deparar com dois exercícios muito comuns no “leg day”: mesa flexora e cadeira flexora. Além do nome parecido,

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor