Pão mofado: O que acontece quando você come?

Alimentação Bem-estar
02 de Dezembro, 2019
Pão mofado: O que acontece quando você come?

Escolher um pão saudável – como as opções integrais ou de grãos germinados – é sempre uma ótima ideia. Além de saborosos, eles são carregados com ingredientes que aumentam a ingestão diária de proteínas e ajudam a reduzir o açúcar no sangue. Um problema? Como eles contêm menos conservantes, eles não duram tanto. Assim, acidentalmente, dar uma grande mordida em um pão mofado acontece com certa frequência. Mas, será que faz mal?

O que acontece com seu corpo quando você come um pão mofado

Via de regra, ingerir um pedaço pequeno de pão mofado não vai fazer mal ao organismo. A parte mais terrível de comer mofo provavelmente é perceber que você comeu mofo. Dessa forma, com toda a probabilidade, nada de ruim vai acontecer – especialmente se você tiver um sistema imunológico saudável.

Contudo, como o mofo é um tipo de fungo, algumas pessoas podem ser alérgicas a ele. Essas alergias não costumam ser graves, mas existem casos em que a ingestão de alimentos infestados de fungos foi mortal. 

Além do problema de alergia, outra questão de comer pão mofado é a quantidade de micotoxinas que ele contém. Estes são produtos químicos que oferecem condições tóxicas para seres humanos. Na maioria das vezes, se você consumir um pouco uma ou duas vezes, provavelmente ficará bem. Porém, em doses maiores, ou por períodos mais longos, eles podem se tornar um problema. 

Então, qual é a melhor maneira de lidar com alimentos mofados? 

Como é mais fácil o mofo espalhar em alimentos mais macios devido à maneira como cresce – seja pão, queijo, carne ou molhos -, ele deve ser jogado fora o mais rápido possível. 

Já com alimentos mais duros, como cenouras, morangos ou queijos duros, não se espalha tão facilmente. Portanto, o mofo provavelmente está apenas nas áreas em que você pode vê-lo. Por esse motivo, teoricamente, você pode cortar os pontos ruins e aproveitar o resto, se quiser. Mas no geral, é melhor não se arriscar.

Também, se você encontrar mofo nos alimentos, há uma boa chance de que também esteja cheio de bactérias nesse ponto, o que significa que você ainda pode ficar doente. Sendo assim, melhor jogar o pão mofado no lixo e procurar outro lanche. 

Leia também: Refrigerante faz mal para os ossos?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas