Fome pós-treino é normal? Como controlar

Alimentação Bem-estar
04 de Março, 2021
Fome pós-treino é normal? Como controlar

A fome pós-treino é normal, afinal, a prática de exercício físico causa grande gasto de calorias. Portanto, o corpo sente necessidade de repor sua energia ao comer, assim aumentando a taxa de glicose no sangue, ou seja, a glicemia. Porém, o problema surge quando a vontade de comer vem de forma exagerada.

Como saciar a fome pós-treino

O pós-treino é crucial para a recuperação do corpo. Por exemplo, depois de uma aula mais puxada é normal sentir dor muscular. Assim, o ideal é consumir alimentos ricos em proteína e se hidratar (água é indispensável). No entanto, a “fome de leão” posterior ao treino não é uma desculpa para comer de forma desregulada.

Nas horas posteriores ao exercício físico, além dos alimentos ricos em proteína, também é recomendável consumir alimentos fontes de fibras e de carboidratos complexos. Por exemplo, as frutas e os cereais, como a aveia. Ainda, o farelo de aveia é também fonte de proteína.

Ao longo do dia, a alimentação deve se manter balanceada e nutritiva. A hidratação do corpo também é essencial, assim como o sono de qualidade. O uso de suplementos de proteína também pode ser feito se houver recomendação por parte de um profissional.

É importante lembrar também que a proteína não é importante apenas para os músculos, mas também cumpre papel importante no que diz respeito à imunidade.

Leia mais: Como amenizar a dor muscular pós-treino

O que comer no pós-treino

Receita de shake proteico para depois do treino

Ingredientes

Leia também: Erros comuns no consumo de proteína: Saiba quais são

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina