Chá de rooibos: O que é e benefícios da bebida

Alimentação Bem-estar
11 de Dezembro, 2019
Chá de rooibos: O que é e benefícios da bebida

O chá de rooibos é novidade para muitos. Mas, suas propriedades logo tornarão a bebida popular. Livre de cafeína, ele é de cor vermelha e seus benefícios não são poucos.

Com o origem no continente africano, o rooibos, um arbusto da família das leguminosas, já é muito conhecido na Europa. Seu cultivo se dá principalmente na África do Sul, um dos principais consumidores da bebida.

Leia mais: Chás: Conheça diferentes tipos e benefícios dessas bebidas

Inicialmente verdes, as folhas se tornam vermelhas após o processo de oxidação. Isso possibilita a ampliação de seu sabor. Em ambas as cores, são ricas em antioxidantes, apesar de a folha verde conter maior quantidade. 

Não só, o chá é livre de cafeína. Além disso, o rooibos é abundante em vitamina C.

Benefícios do chá de rooibos

Melhora do sistema imunológico

Rico em vitamina C, que ajuda a blindar o sistema imunológico contra gripes, resfriados e outras doenças.  E, por mais que os suplementos de vitamina C sejam eficientes, prefira sempre obter o que seu corpo precisa por meio de uma alimentação saudável, que oferece outros nutrientes e garante o perfeito equilíbrio da saúde.

Leia mais: Vitamina C: Para que serve, como tomar e benefícios

Livre de cafeína

A cafeína pode ser viciante, bem como um fator agravante para quadros prévios de ansiedade, dores de cabeça e insônia. Portanto, muitos evitam seu consumo. Esse chá é livre dessa substância.

Leia mais: Cafeína faz mal?

Anti-inflamatório

Dentre os flavonoides presentes no rooibos está a quercetina, que possui propriedades antiinflamatórias – com poder de reduzir a inflamação e dor associada – e que auxilia no relaxamento muscular. Além disso, também é utilizado para diminuir cólicas menstruais e em bebês.

Isotônico natural

Por ser rico em minerais como ferro, cálcio, magnésio, fosfato e potássio e antioxidantes, ele é excelente para atletas, praticantes de atividade física, crianças e lactantes. Isso porque repõe os micronutrientes perdidos em treinos, brincadeiras e até na amamentação.

Versatilidade do chá de rooibos

O chá pode ser consumido frio ou quente, em água ou com leite.

Leia também: 5 motivos para tomar chá todos os dias

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa