Por que medir a glicemia?

28 de maio, 2021

Você sabia que a quantidade de açúcar no seu sangue varia de acordo com seu estado de saúde, com como está seu emocional, com a atividade física que você pratica (ou não), com os medicamentos que você toma e com o que você come? Por essa razão, é muito importante que você acompanhe essa variação e saiba como o seu corpo responde a cada uma dessas situações.

Autonomia e prevenção

O controle da glicemia te dá mais autonomia, evita sintomas indesejados e previne algumas complicações que podem ocorrer por causa do diabetes. Alguns sintomas momentâneos (agudos) geralmente são causados pelo excesso ou pela falta de açúcar no sangue, como mal-estar, tonturas e até desmaios e confusão mental. Já no longo prazo, se não houver o controle adequado, a condição pode causar o comprometimento da visão, do funcionamento dos rins, dos vasos, dos nervos, do coração e dos pés, por exemplo.

Frequência

Se você descobriu recentemente que tem diabetes, pode ser interessante ter uma rotina mais frequente de medições, pelo menos no início. Como não há um consenso de qual a quantidade ideal para quem não precisa aplicar insulina, se você estiver dentro da meta indicada pelo seu médico, recomendamos que você meça pelo menos 1 vez por semana. Agora, se ainda não está perto do ideal, pode ser que o seu médico indique uma rotina mais frequente de medições. Siga sempre a recomendação dele.

Em algumas situações específicas também é interessante fazer a medição, como quando estiver com sintomas de hipo ou hiperglicemia, ao utilizar um novo medicamento que pode interferir na glicemia (corticoides, por exemplo), em um pós-operatório, durante o período menstrual, nos dias em que estiver doente ou em outras que o médico recomendar.

Já para quem aplica insulina, o indicado é medir pelo menos 4 vezes por dia, geralmente antes e depois das refeições e ao deitar.

Aqui no app você consegue tanto cadastrar um lembrete como registrar os valores da glicemia e acompanhar a variação. É só ir na aba “Perfil”. 🙂