5 das frutas mais saudáveis do mundo, segundo a ciência

Alimentação Bem-estar Saúde
24 de Abril, 2024
5 das frutas mais saudáveis do mundo, segundo a ciência

Selecionar  frutas na feira ou no mercado nem sempre é tarefa fácil. Na maioria das vezes, escolhemos as preferidas e já conhecidas, que estão sempre na fruteira de casa. Mas, e se houvesse um ranking com algumas das frutas mais saudáveis do mundo? Essa é a proposta da Universidade William Paterson. A pesquisa, conduzida por cientistas em Nova Jersey, EUA, listou 41 alimentos mais indicados para a dieta saudável, incluindo, é claro, as frutas. 

O crivo para a seleção das frutas foi baseado na concentração de 17 nutrientes, além da presença das vitaminas B12 e A, comparando com as calorias de cada item. Dessa forma, para chegar até o ranking considerando todos esses fatores, quanto maior o número, melhor a pontuação do alimento. Veja quais foram as frutas listadas:

5 das frutas mais saudáveis do mundo, segundo a ciência 

1 – Limão 

O primeiro lugar fica por conta do limão, alimento bem conhecido no Brasil e muito utilizado na cozinha. O destaque da fruta azedinha fica por conta dos antioxidantes e fibras solúveis. Portanto, essas características ajudam a diminuir o apetite e também melhoram o funcionamento do intestino.

Assim, os pesquisadores também ressaltaram características importantes da fruta, como as 53 mg de vitamina C (por 100g), cálcio, magnésio e potássio

2 – Frutas mais saudáveis do mundo: Morango 

O morango ocupa o segundo lugar no ranking de frutas mais saudáveis. Pouco calórico, o morango contém boas quantidades de vitaminas antioxidantes e minerais essenciais para a saúde. Ele contém cerca de 62 mg de vitamina C a cada cem gramas. Essa característica, inclusive, é essencial para a imunidade, elevando as defesas do organismo. Além disso, a fruta é fonte de ferro, magnésio e cálcio. 

3 – Laranja 

A laranja foi listada como a fruta com maior teor de vitamina C. Além disso, é possível encontrar boas quantidades de flavonoides na fruta famosa no país inteiro. Assim, outra característica importante é que a laranja é cheia de fibras e, portanto, contribui para uma boa saúde digestiva, além de fortalecer o sistema imunológico e atuar como reforço contra o envelhecimento. 

4 – Frutas mais saudáveis do mundo: Toranja

A toranja é única fruta que não tem tanta popularidade nacional, se comparada às outras do ranking. Prima da laranja, as variedades vermelha e rosa, foram destaque na pesquisa como uma excelente fonte de betacaroteno, um antioxidante natural.

5 – Amoras 

Fechando o ranking, a amora foi considerada pelos especialistas como uma das frutas mais saudáveis do mundo. Entre os seus principais benefícios estão o combate ao envelhecimento e melhora da saúde do intestino. Além disso, elas são ricas em potássio, cálcio e magnésio. 

Veja também: Por quanto tempo devo tomar vitamina D?

Os dez primeiros no ranking

O ranking também contempla outros tipos de alimentos, como verduras, vegetais e tubérculos. O agrião, por exemplo, ocupou o primeiro lugar da lista geral. Em seguida, a alface chinesa e acelga complementaram os três primeiros lugares devido a sua qualidade nutricional e baixo teor de calorias. Veja os 10 primeiros colocados a seguir:

1 – Agrião

2 – Alface chinesa 

3 – Acelga 

4 – Folha de beterraba

5 – Espinafre

6 – Chicória

7 – Alface

8 – Salsinha

9 – Alface romana

10 – Couve

Por fim, o estudo é apenas uma maneira de analisar os alimentos. Na verdade, todas as frutas, legumes e verduras são saudáveis. Tais alimentos podem e devem fazer parte de uma alimentação equilibrada. Na dúvida, escolha as opções que mais gostar ou varie os tipos para montar receitas coloridas e nutritivas. Um prato colorido e variado, repleto de comidas naturais, é uma boa pedida na rotina de quem deseja ter bons hábitos.

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

respiração durante a corrida
Bem-estar Movimento

Dicas de como melhorar a respiração durante a corrida

Estar atento à respiração durante a corrida é algo essencial - tanto para iniciantes quanto para atletas experientes