Descubra quais são as melhores frutas para comer à noite
- 1. Por que faz bem comer frutas?
- 2. Melhores frutas para comer à noite
- 3. Os benefícios das frutas para comer à noite
- 4. Faz mal comer frutas à noite: mito ou verdade?
- 5. Faz mal comer manga e banana à noite: mito ou verdade?
- 6. Comer frutas à noite ajuda a emagrecer?
- 7. Quais frutas não devemos comer à noite?
Na correria do dia a dia, muitas pessoas optam por comer algo prático e rápido antes de irem para a cama. Mas qual seria a refeição ideal antes de ter uma boa noite de sono? Quais as melhores frutas para comer à noite?
Essa e outras dúvidas sobre alimentação no período noturno serão sanadas por uma especialista no assunto, logo abaixo. Leia o texto a seguir!
Por que faz bem comer frutas?
Primeiramente, antes de contar quais são as melhores frutas para comer à noite, nós queremos explicar a importância de consumir esse tipo de alimento no dia a dia.
Sem dúvidas, consumir frutas traz muitos benefícios para a nossa saúde, como redução do risco de desenvolver doenças, hidratação para a pele, combate aos radicais livres, mais vitaminas e minerais ao nosso corpo e muito mais.
Além de oferecer esses benefícios, o consumo de frutas pode ajudar a reduzir o estresse, de acordo com uma pesquisa coordenada pela Universidade Edith Cowan.
Mas, infelizmente, a maioria das pessoas deixa a desejar quando o assunto é o consumo de frutas.
No entanto, as frutas são alimentos práticos e fáceis de serem consumidos (principalmente por pessoas com rotina agitada).
Melhores frutas para comer à noite
Perguntamos à Maria Vitoria Curban Falcão, nutricionista clínica e esportiva, quais são as melhores frutas para comer à noite.
A nutricionista explica que, antes de dormir, o ideal seria consumir frutas com fontes de triptofano que ajudam a aumentar a serotonina, gerando relaxamento e bem-estar. “Eu costumo indicar uma banana quente com canela, que além de ter bastante deste nutriente, ajuda muito na sensação de conforto e na indução do sono”, aconselha.
De acordo com Maria Vitoria Curban, outra fruta superinteressante é o abacate, que aumenta a produção de GH à noite, otimizando o processo de crescimento muscular e reparação tecidual.
“Na Ayurveda (sistema de medicina alternativa desenvolvido na Índia), utiliza-se muito a maçã bem cozida e temperada com especiarias como canela e cravo. Isso porque os ingredientes ajudam muito na limpeza e na purificação do corpo e da mente, otimizando todos os processos de desintoxicação do organismo”, orienta a nutricionista.
Leia também: Frutas low carb: Confira a lista com pouco carboidrato
Os benefícios das frutas para comer à noite
Para te convencer a introduzir esse tipo de alimento nno seu cardápio, veja os benefícios das frutas para comer à noite, indicadas pela Maria Vitoria Curban:
Benefícios da banana
A banana é um alimento prático, saudável e nutritivo. Essa fruta é rica em vitaminas do complexo B (B1, B2, B6 e B12), além de triptofano, o aminoácido que faz aumentar a produção do hormônio serotonina — que relaxa, promove o bem-estar e melhora o humor.
Benefícios do abacate
O abacate é uma fruta que contém fibras, potássio, cobre, além das vitaminas do complexo B, K e C. Esse alimento ainda melhora a produção de GH, um hormônio importantíssimo para o crescimento de massa muscular, conforme a nutricionista já mencionou.
Benefícios da maçã
A maçã também é uma das melhores frutas para comer à noite, segundo a indicação da Dra. Maria Vitoria Curban. Isso porque essa fruta é rica em fibras e tem baixo índice glicêmico, o que faz prolongar a saciedade e diminuir a vontade de comer, além de desintoxicar o nosso aparelho digestivo.
Faz mal comer frutas à noite: mito ou verdade?
Existem especulações sobre os malefícios de comer frutas à noite. Mas a nutricionista clínica esclarece que tudo vai depender da rotina inteira da pessoa.
“Frutas à noite é um ‘tabu’ na nutrição, já que frutas são carboidratos. Porém, se estudarmos de maneira atenta a fisiologia e o metabolismo, vemos que os carboidratos à noite podem ser muito bem-vindos, principalmente quando carregam outros nutrientes, como o triptofano e magnésio — que ajudam a melhorar a qualidade do sono”, exemplifica a nutricionista.
A Dra. Maria Vitoria Curban explica que tudo deve ser analisado em um contexto geral e individual, mas as frutas podem ser encaixadas no período noturno.
A nutricionista clínica apenas alerta que o jantar não pode ser substituído por frutas: “O jantar contém outras fontes de fibras e nutrientes, que também são muito importantes. Contudo, para essa substituição ser feita, é preciso um aval de um especialista.”
Leia também: Frutas diuréticas para desinchar a barriga
Faz mal comer manga e banana à noite: mito ou verdade?
Outra especulação que surge quando o assunto é comer frutas à noite é o malefício de comer manga e banana no período noturno.
Maria Vitoria Curban explica que por serem frutas com maior teor de frutose, normalmente se pede que sejam consumidas em outros horários, mas dependendo da estratégia, podem ser muito bem colocadas nesse horário.
“Já sabemos que a banana possui inúmeros benefícios para melhorar a qualidade do sono, logo, ela pode ser uma boa aliada”, relembra.
Comer frutas à noite ajuda a emagrecer?
Um dos motivos que leva o indivíduo a comer frutas à noite é por acreditar que elas ajudam a emagrecer.
Porém, a nutricionista clínica contesta essa informação: “Não é possível afirmar nem que sim, e nem que não, pois o emagrecimento acontece por um conjunto de fatores. É preciso analisar os hábitos alimentares da pessoa durante o dia inteiro. Não adianta ela comer somente frutas à noite, se no almoço ela comeu fast-food ou coxinha no café da manhã”.
Para a Maria Vitoria Curban, o emagrecimento irá ocorrer quando existir um déficit calórico, ou seja, gastar mais do que se consome. “Por isso é necessário avaliar a alimentação da pessoa num todo”, acrescenta.
Leia também: As frutas mais saudáveis para colocar na dieta
Quais frutas não devemos comer à noite?
Assim como existem as melhores frutas para comer à noite, também existem aquelas que não são recomendadas para a ingestão no período noturno. “O ideal é evitar frutas que carregam muita frutose, como o mamão e a manga, por exemplo”, sugere a nutricionista.
Portanto, a recomendação da Dra. Maria Vitoria Curban é evitar ao máximo as frutas mais geladas naturalmente, como abacaxi, melão e kiwi.
A nutricionista não indica esses tipos de frutas por conta da nossa necessidade de aquecer o corpo à noite e manter a temperatura corporal mais estável. “Se você consumir alimentos muito gelados, terá uma leve baixa na temperatura, fazendo com que o corpo gaste mais energia para aumentá-la. Assim, a energia que deveria ser direcionada para o sono, será direcionada para essa função”, explica.
Fonte: Maria Vitoria Curban Falcão, nutricionista clínica e esportiva.