Um mês para o Natal! Como emagrecer e desinchar até lá
Você piscou, e o Natal já está logo aí. Falta exatamente um mês para a data comemorativa, e muita gente fica se perguntando se é possível emagrecer e desinchar até o fim do ano.
De acordo com Natalia Stedile, especialista em emagrecimento feminino e nutrição comportamental, a resposta é sim para os dois objetivos! Mas é claro que de forma realista, afinal, perder muitos quilos em um curto período pode fazer mal à saúde.
Ela explica que desinchar e emagrecer são duas coisas diferentes. “A primeira significa que a pessoa vai eliminar os líquidos que está acumulando em excesso e que estão deixando o seu corpo inchado. E emagrecer diz respeito a perder gordura”, afirma.
Quando o assunto é perda de peso segura, a especialista conta que dá para eliminar, aproximadamente, de meio a um quilo por semana — o que daria cerca de quatro quilos a menos até o Natal. Mas é claro que esse número também varia de acordo com características individuais, como disposição para adotar uma dieta, peso inicial, sexo, idade e doenças relacionadas.
Leia também: Happy hours: como conciliar com os treinos e dieta?
Desse modo, ela separou algumas dicas essenciais para quem quer atingir as metas ainda em 2022:
Como emagrecer e desinchar até o fim do ano
Tenha um bom planejamento
Além das tradicionais festas de Natal e Réveillon, este ano temos ainda mais motivos para reunir a família e os amigos e comemorar: a Copa do Mundo. Todas essas ocasiões geralmente são acompanhadas de bebidas alcoólicas e alimentos mais calóricos e pouco nutritivos.
Por isso, a profissional afirma que é preciso ter uma boa organização. Desse modo, você consegue manter a dieta na maior parte do tempo, mas também não abre mão das exceções. Contar com a ajuda de um especialista pode fazer toda a diferença.
Preste atenção ao que você come
Tente mastigar bem e sem pressa todos os alimentos que for comer, dando bastante atenção aos sabores, cheiros e texturas. “Quando você come mais devagar, come menos. Assim, mesmo que seja algo mais pesado, por exemplo um hambúrguer, se você mastiga bem, pode ser que nem coma o lanche inteiro.”
Outra dica importante é ficar longe do celular e outros dispositivos eletrônicos durante as refeições.
Emagrecer e desinchar até o fim do ano: priorize nutrientes que saciam
Na hora do almoço, em vez de investir apenas em um prato de macarrão com molho, acrescente almôndegas assadas ou bife e uma saladinha com legumes. Isso vai fazer com que você se sinta muito mais saciado, uma vez que o prato terá fibras, proteínas e gorduras boas — nutrientes essenciais para espantar a fome por mais tempo.
“No fim do dia, as pessoas tendem a ficar mais ansiosas e a comer mais. Contudo, se durante a tarde elas fizerem um lanche mais completo (em vez de comer apenas uma maçã, por exemplo), elas ficarão com menos fome à noite”, explica Natalia Stedile.
Você pode incrementar a sua maçã com iogurte natural (fonte de proteína) e granola sem açúcar (garante fibras e carboidratos complexos).
Desembale menos e descasque mais
“Quanto mais natural a alimentação, melhor. Então, na medida do possível, tente trocar os industrializados: no lugar da barrinha de proteína (que possui muitos ingredientes artificiais), invista em um bolo proteico integral ou no iogurte natural.”
O hábito é muito importante porque essas substâncias químicas presentes nos itens processados prejudicam o nosso metabolismo e estimulam o inchaço.
Emagrecer e desinchar até o fim do ano: beba água
Natalia Stedile fala em, aproximadamente, 35ml de líquidos para cada quilo de peso corporal que você tiver por dia. Ou seja, se você pesa 70 quilos, terá que beber cerca de 2,45L de água todos os dias.
Mas não precisa ser apenas água, é claro. “Dá pra acrescentar alguns chás também. Por exemplo, chá verde, chá de hibisco e gengibre — uma a duas xícaras por dia ajuda a desinchar e acrescenta compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, muito importantes para o emagrecimento e a saúde geral.”
Durma bem
Por fim, não podemos deixar de destacar a importância do sono de qualidade para quem quer emagrecer. Dormir adequadamente promove a reparação celular, “organiza” o metabolismo e equilibra os hormônios.
Assim, você acorda mais disposto no dia seguinte para praticar atividades físicas. Além disso, fica menos estressado e com um humor melhor, o que evita a fome emocional (isto é, descontar sentimentos na comida).
Emagrecer e desinchar até o fim do ano: treine com frequência
Os exercícios não só ajudam a queimar calorias durante a prática, como também contribuem para o aumento da massa magra no corpo — o que estimula o metabolismo. “Consequentemente, fica mais fácil emagrecer e difícil engordar.”
Fonte: Natalia Stedile, especialista em emagrecimento feminino e nutrição comportamental.