Copa do Mundo: comemorações ajudam no convívio com idosos

Bem-estar Equilíbrio
24 de Novembro, 2022
Copa do Mundo: comemorações ajudam no convívio com idosos

Chegou o evento mundial mais esperado por diversas pessoas: a Copa do Mundo. Um momento para reunir amigos e familiares e acompanhar os jogos. Mas você sabia que além da diversão, momentos como esses também são importantes para melhorar o convívio familiar e social?

Entre os idosos, apesar de parecer algo simples, a Copa do Mundo pode ter uma importância muito mais significativa.

Leia também: Copa do mundo: assistir aos jogos pode causar infarto

Depressão

De acordo com dados publicados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2019, a população entre 60 e 64 anos é a mais afetada pela depressão, doença que atinge 13% dos idosos. Além disso, outros transtornos mentais e déficits cognitivos têm grande prevalência na terceira idade. 

Entre as causas que levam a essa doença está o afastamento social, a sensação de solidão e a tristeza por não serem mais tão independentes e realizar as atividades que costumam fazer.

De acordo com a psicóloga Tais Fernandes, do Grupo Said, empresa de cuidadores de idosos, uma forma de evitar a depressão nesse grupo é mantê-los próximos de amigos e familiares. “Eles sentem que não são mais pessoas ativas daquele grupo, e por vezes, que estão incomodando ou trazendo mais trabalho para seus filhos, netos e sobrinhos, e lentamente vão se afastando e isolando. Pela correria do dia a dia, esses parentes podem acabar não percebendo esse distanciamento, por isso, é importante trabalhar essa questão diariamente.”

Copa do mundo traz bem-estar

A profissional entrevistada explica que trazer os entes mais velhos para perto em festas e atividades rotineiras é de extrema importância. Por isso, as comemorações durante a Copa do Mundo podem ajudar.

“Sabemos que muitas vezes fazer essas reuniões familiares e ter esse tipo de momento de lazer pode ser complicado com trabalho e estudos, mas com a Copa é mais comum esse tipo de encontro. O ideal é que deem espaço para os idosos da família, ao mesmo tempo em que permitam que eles se relacionem com as outras pessoas, por meio de conversas, brincadeiras simples e, claro, falando sobre os jogos de futebol”, explica.

Além disso, por terem vivido mais tempo, eles assistiram mais Copas e ter esse momento de descontração, pode fazer com que contêm histórias de campeonatos passados. Relembrar bons momentos ajuda a melhorar a autoestima, memória e socialização.

“É importante que a família e amigos entendam que apesar da idade, e até de dificuldades, que a terceira idade sofra, a pessoa ainda tem desejos e sentimentos, e pode sofrer com a incapacidade que o tempo vai trazendo. Dar esse suporte e mostrar que se importa, o ajudará a passar pelo processo de envelhecimento com mais clareza, cuidado e amor”, finaliza a psicóloga.

Fonte: Tais Fernandes, psicóloga do Grupo Said, empresa de cuidadores de idosos.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro