Dieta da sopa para emagrecer: eficácia, como fazer e receitas

8 de abril, 2022

A dieta da sopa é mais uma das dietas populares para perder peso. Assim, ela sugere a substituição de duas refeições (almoço e jantar) por sopas caseiras durante uma semana. Mas ainda hoje há controvérsias se a eficiência e segurança deste método de emagrecimento é realmente saudável.

O método foi desenvolvida pelo Instituto do Coração de São Paulo e é conhecida como “dieta da sopa do Hospital do Coração”, criada especialmente para pacientes que precisavam perder peso antes de realizar cirurgias. Contudo, se popularizou após os resultados obtidos por essas pessoas serem relevantes.

Como funciona a dieta da sopa?

Antes de tudo, na dieta da sopa não é permitido bater as sopas no liquidificador. Então, os legumes e verduras devem ser picados em pedaços maiores para assim promover a mastigação. Dessa forma, como maneira de incrementar o sabor, é permitido utilizar carne, frango, atum, ovos batidos, purê de batatas, aveia ou queijos.

Bater a sopa no liquidificador pode causar sensação de não saciedade, já que se torna um caldo. Por isso, opte por manter os pedaços de verduras e legumes.

Leia também: Receitas de sopas de legumes com menos de 100 calorias

A dieta realmente faz efeito?

Esse estilo alimentar promove uma perda rápida de peso. Contudo, essa perda representa não só uma queima de gordura somente, mas também de água e músculos, o que não é saudável.

Também é preciso atentar-se às demais refeições do dia. Assim, para ajudar na eficiência da dieta é preciso comer balanceadamente nos demais horários do dia.

Além disso, a dieta incentiva o elevado consumo de legumes e verduras, alimentos fontes de vitaminas e minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Entretanto, uma sopa raramente vai oferecer todos os nutrientes que o organismo precisa.

A dieta da sopa é perigosa?

Mesmo que a perda de peso rápida seja de encher os olhos de quem busca emagrecer com certa facilidade, uma das desvantagens da dieta da sopa é justamente que, se seguida por muito tempo, ela pode promover fraqueza e até mesmo desnutrição. Dessa forma, também pode gerar queda de pressão e tonturas.

Assim, se optar pela dieta da sopa, não deixe de fazer o acompanhamento com uma nutricionista!

Quantos quilos emagrece?

Se o plano da dieta for seguido à risca, é possível perder até 1 kg por dia. Então, com o plano de 7 dias são até 7 kgs perdidos.

Por quanto tempo pode fazer a dieta da sopa? 

Nutricionistas afirmam que as pessoas não ficam muito tempo fazendo essa dieta, por ser muito monótona. Dessa forma, a dieta tradicional, orientada pelo Hospital do Coração, dura por sete dias e não é indicado que exceda esse limite fazendo o regime. Sem contar que devido ao fato de grande parte das vitaminas ser hidrossolúvel, seguir essa dieta por muito tempo pode levar a deficiência de vitaminas.

Contudo, para quem é adepto de fazer uma pausa e voltar ao método de perda de peso, o indicado é ficar fora da dieta por 7 dias. Dessa forma, mantendo a alimentação saudável. 

Quem não deve fazer a dieta?

A dieta da sopa é muito intensa, portanto, ela é contraindicada para grávidas ou pessoas que estão amamentando, quem possui tendência à hipoglicemia e também os idosos. Afinal, esses grupos de risco podem sofrer complicações com o processo.

O que utilizar na sopa para emagrecer

Procure ingerir sopas naturais ao invés das instantâneas. Estas são ricas em sódio, gorduras e conservantes.

Então, se você quer incluir as sopas na dieta de um jeito saudável, não esqueça de acrescentar proteínas à preparação. Da mesma forma, não exagere nos ingredientes de alto índice glicêmico, como inhame, pães e batatas.

É importante salientar que a sopa substitui apenas o almoço e jantar. Nas demais refeições, não é recomendado fazer jejum ou comer poucos alimentos. Por exemplo, no café da manhã, optar por frutas, uma fatia de queijo branco e alimentos que sejam naturalmente mais saudáveis é uma ótima opção.

Receita da sopa do Hospital do Coração:

Ingredientes:

Modo de preparo:

Cozinhe todos os ingredientes juntos e ferva até que esteja cozido.

Cardápio da dieta da sopa 

Primeiro dia

Primeiramente, o ideal é consumir a sopa por, pelo menos, duas vezes por dia. Neste primeiro momento, pode comer as frutas que desejar, contanto que não seja banana e nem abacate. Água, chá e suco de cranberry sem açúcar estão liberados.

Segundo dia

Sempre que sentir fome pode tomar a sopa. Não há limites para a quantidade no dia, contudo, equilibre o consumo do alimento com legumes cozidos ou crus. O jantar pode ter batata cozida com manteiga. 

Terceiro dia

Consuma a sopa por, no mínimo, duas vezes no dia e também coma frutas e legumes, apenas descartando a batata. 

Quarto dia

Aqui, o cardápio da dieta da sopa já muda um pouco. Tome a sopa por, no mínimo, duas vezes por dia. Também é permitido o consumo de até 8 bananas e a ingestão de leite desnatado.

Quinto dia

Siga tomando a sopa por ao menos duas vezes no dia. O consumo de 280 a 400 gramas de carne vermelha ou branca grelhada é liberado, acompanhado de uma porção de tomates temperados com sal, azeite e limão. Beba entre 6 e 10 copos de água. 

Sexto dia

Consuma a sopa por, no mínimo, duas vezes no dia. Coma até três bifes grandes e grelhados, de carne vermelha ou branca, acompanhados de legumes cozidos (exceto as batatas). Então, beba água, suco, chá e café sem açúcar à vontade.

Sétimo dia

Por fim, tome a sopa por, no mínimo, duas vezes no dia. Coma arroz integral e legumes crus ou cozidos e beba os líquidos citados anteriormente à vontade. 

Atividade física e dieta da sopa

Para emagrecer com sucesso é importante aliar uma alimentação equilibrada com a prática de atividades físicas. Desse modo, comece fazendo uma caminhada pelo seu bairro. Assim, caminhar 30 minutos todos os dias pode contribuir com o emagrecimento.

Evite correr ou realizar exercícios que precisam de muita força. Entretanto, se se sentir fraco, com tonturas ou ter queda de pressão, consulte um médico.

Reeducação alimentar

Fazer a dieta e exagerar nas demais refeições ou não manter uma alimentação equilibrada vai eliminar a eficiência da dieta.

Portanto, o mais recomendado é focar na reeducação alimentar. Assim, tomar sopa uma vez ao dia, ou três vezes por semana, vai ajudar o organismo a emagrecer de forma saudável. Mas, desde que todo o resto da dieta seja equilibrada.

Como preparar refeições para a dieta da sopa

Antes de tudo, é essencial que ao fazer a dieta da sopa, o alimento seja saudável e que ajude a perda de peso de uma maneira que a refeição fique completa. Assim, ela deve ter uma fonte de carboidratos, uma fonte de leguminosas, uma proteína, pode ser vegetal ou animal, e vegetais coloridos, como brócolis, chuchu, beterraba e couve.

Também, para que a receita não ganhe muitas calorias, não inclua dois carboidratos na mesma sopa, como mandioquinha e batata ou batata e croutons.

Dessa maneira, evite fazer sopas com apenas um ingrediente, como a de mandioquinha. Isto porque ela terá menos nutrientes do que as versões com mais alimentos. Além disso, aquelas que levam somente carboidratos de alto índice glicêmico, como a batata, mandioquinha, cará, inhame, mandioca, fubá, macarrão e arroz branco, podem causar picos de glicose e consequentemente de insulina, favorecendo os ataques de fome.

Para algumas pessoas, vegetais como repolho, brócolis e couve-flor, e certas leguminosas, como feijão e lentilha, estimulam a fermentação excessiva e favorecem os gases. Assim, uma dica para evitar que o feijão cause gases é deixar este alimento de molho de um dia para o outro e descartar a água. Portanto, comece a preparar o feijão normalmente e descarte a água quando chegar na metade do processo e coloque uma nova água.

Por fim, temos algumas opções de sopa para seu cardápio, contudo, vale ressaltar que uma alimentação equilibrada é sempre a melhor alternativa.

Dieta da sopa: receitas para emagrecer

Sopa de Legumes

sopa

Calorias: 56 kcal
Rendimento: 1 porção

Ingredientes

  • 1 batata pequena
  • 1 cenoura
  • 3 colheres (sopa) de repolho picado
  • 2 colheres (café) azeite ou óleo
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

Primeiramente, cozinhe os vegetais em 200ml (um copo) de água. Então, bata tudo no liquidificador.

Sopa Cremosa de Palmito

Calorias por porção: 62 kcal (1 concha média)
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes

  • 250g de palmitos em conserva
  • 1 colher (sopa) de margarina light
  • Cebola média ralada
  • Dente de alho amassado
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 3 xícaras (chá) de caldo de galinha
  • 1 xícara (chá) de leite desnatado
  • sal e pimenta a gosto
  • cubinhos de pão torrado
  • pedaços de palmito para servir

Modo de preparo

Aqueça a margarina light, refogue o alho, a cebola e junte os palmitos. Cozinhe por 3 minutos. Assim, acrescente a farinha de trigo, mexendo bem. Então, lentamente, junte o caldo de galinha, sempre mexendo. Depois, deixe levantar fervura e cozinhe por 10 minutos. Então, deixe a mistura amornar e bata no liquidificador. Logo após, junte o sal, a pimenta (opcional) e o leite. Por fim, deixe ferver por 5 minutos. Em seguida, coloque em uma sopeira, sirva com cubinhos de pão torrado e pedacinhos de palmito.

Sopa de beterraba

dieta da sopa

Calorias por porção: 70 kcal
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 25 minutos

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 cebola média picada
  • 3 beterrabas, sem casca, picadas (500g)
  • 1 litro ½ de água
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 1 tablete de caldo de legumes
  • ½ colher de (sopa) de amido de milho
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela de pressão grande, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Então, junte a cebola e refogue por 4 minutos, ou até ficar transparente. Acrescente a beterraba, a água, o suco de limão, o açúcar e o caldo de legumes por 15 minutos, após o início da fervura. Dessa forma, transfira para o copo do liquidificador e bata até que fique homogêneo. Logo após, volte ao fogo alto e adicione o amido de milho já dissolvido em meia colher (sopa) de água, e cozinhe, mexendo sempre, por 1 minuto, ou até encorpar e acrescente o sal a gosto. Em conclusão, sirva em seguida.

Dieta da sopa: tomate com manjericão

sopa de tomate

Calorias por porção: 50 calorias
Rendimento: 4 porções

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de margarina light
  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 500g de tomate sem pele e sem sementes picados
  • 4 xícaras (chá) de caldo de legumes
  • 2 colheres (sopa) de manjericão picado

Modo de preparo

Esquente a margarina light em uma panela, junte a cebola, o alho e refogue-os até ficarem levemente dourados. Assim, adicione o tomate picado, o caldo de legumes e ferva. Em seguida, cozinhe com a panela tampada por, aproximadamente, 10 minutos. Logo após, acrescente o manjericão, bata no liquidificador até ficar um creme homogêneo e sirva!

Dieta da sopa: creme de agrião

Calorias por porção: 95 calorias
Rendimento: 4 porções

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 cebola pequena picada
  • 3 xícaras (chá) de agrião limpo (folhas e talos)
  • 2 batatas sem casca picadas em cubinhos
  • 3 xícaras (chá) de caldo de legumes
  • 3 colheres (sopa) de creme de leite light
  • 125ml de leite desnatado
  • sal a gosto

Modo de preparo

Esquente a manteiga, refogue a cebola, as folhas e talos mais tenros do agrião. Assim que começar a amolecer, adicione as batatas e o caldo de legumes e cozinhe por cerca de 20 minutos. Retire da panela e bata tudo no liquidificador. Em seguida, volte o caldo batido à panela e misture o creme de leite, sem parar de mexer. Por fim, tempere com sal, aqueça bem e sirva.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.