Alimentos aliados do microbioma intestinal e da perda de peso

Alimentação Bem-estar
07 de Outubro, 2019
Alimentos aliados do microbioma intestinal e da perda de peso

O microbioma humano, conjunto de bactérias, fungos e vírus que compõem o organismo, tem um papel importante no corpo. E eles influenciam em tudo: saúde, apetite, peso e humor. 

A dieta tem uma enorme influência sobre o microbioma intestinal. Pesquisas mostram relações entre a dieta ocidental, tipicamente rica em gordura animal e proteína e pobre em fibras, com o aumento da produção de compostos causadores de câncer e inflamação. 

A dieta mediterrânea, por outro lado, que é tipicamente rica em fibras e com pouca carne vermelha, foi ligada ao aumento dos níveis de ácidos graxos de cadeia curta, que tem efeitos anti-inflamatórios e melhoram o sistema imunológico.

Para os estudiosos, o microbioma é uma das chaves para o sucesso na perda de peso. Essas pequenas criaturas são altamente ativas e poderosas em termos de sua capacidade de ditar o que comemos, nossos desejos, como estamos com fome e quantas calorias extraímos dos alimentos que ingerimos. Elas também são as culpadas por desejos alimentares indesejados.

Nosso microbioma desempenha um papel importante na criação de genes gordurosos saudáveis ​​ao comer tipos específicos de fibras chamadas prebióticos, que ajudam a reduzir a predisposição genética ao ganho de peso.

Acontece que as pessoas magras têm mais bactérias intestinais e uma microbiota mais diversa do que aquelas que estão acima do peso ou obesas. 

Um desequilíbrio das bactérias intestinais pode causar inflamação de baixo grau no corpo, contribuindo para ganho de peso, obesidade e dificuldade em emagrecer.

Microbioma e alimentação

A boa notícia é que os micróbios intestinais respondem rapidamente a uma mudança na dieta. 

Podemos começar a assumir o controle e perder peso comendo os tipos de alimentos que as bactérias intestinais saudáveis ​​prosperam e se multiplicam. Veja alguns exemplos: 

  • Cebola crua ou cozida
  • Aspargos
  • Chicória
  • Chucrute (refrigerado, não pasteurizado)
  • Picles (refrigerados, não pasteurizados)
  • Kimchi (condimento coreano picante)

Leia também: Alimentos ricos em probióticos – além do iogurte

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Mesa flexora e cadeira flexora
Bem-estar Movimento

Mesa flexora e cadeira flexora: quais as diferenças e qual é a melhor?

Quem pratica musculação em academias, provavelmente vai se deparar com dois exercícios muito comuns no “leg day”: mesa flexora e cadeira flexora. Além do nome parecido,

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor