Como perder peso de forma rápida e segura, segundo a ciência

Alimentação Bem-estar
17 de Fevereiro, 2022
Como perder peso de forma rápida e segura, segundo a ciência

O sobrepeso e a obesidade podem trazer diversas consequências para a saúde de um indivíduo. As complicações vão desde doenças ósseas até cardiovasculares e, por isso, muitas pessoas lutam contra a balança. Nesse momento, algumas delas recorrem a dietas milagrosas e, sem acompanhamento, se frustram quando não conseguem os resultados esperados. Entretanto, tendo a ciência como base para orientar hábitos saudáveis, é possível perder peso rápido, mas de forma segura.

Existem algumas estratégias que devem ser adotadas por aqueles que desejam emagrecer, acima de tudo, de maneira saudável. Dessa forma, a combinação de uma alimentação equilibrada e nutritiva com a prática de exercícios é parte fundamental do processo.

Dentre as diversas opções de dietas, algumas se destacam quando o assunto é perder peso de forma rápida. A dieta low carb, por exemplo, baseada no baixo consumo de carboidratos, se mostrou eficaz. Além disso, o consumo de proteínas, vegetais e gorduras boas também provou ser positivo nesse processo. E é claro que a realização de atividades físicas com frequência não pode faltar.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Alimentação para perder peso rápido, mas de forma segura

Ao traçar como objetivo a perda de peso, é necessário que ocorra uma reeducação alimentar, na qual as quantidades de calorias ingeridas em um dia são reduzidas, para que seja montada uma dieta hipocalórica. 

A dieta low carb entra como uma opção interessante, já que, ao diminuir a quantidade de carboidratos e açúcares, ao longo do tempo, o seu nível de fome diminui e, consequentemente, você consome menos calorias. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition chegou à conclusão de que a dieta low carb é benéfica para a saúde cardiovascular daqueles que estão em sobrepeso.

Além disso, é possível substituir por carboidratos mais complexos, como grãos integrais. Por terem mais fibras, são digeridos mais lentamente e, assim, trazem a sensação de satisfação por mais tempo. 

Nesse tipo de dieta, o consumo de alguns tipos de alimentos devem ser reduzidos, como:

Já as fontes de proteína, como carne bovina, frango, camarão, salmão e ovo estão inclusas no prato de quem faz a dieta low carb. Além disso, manteiga, azeite, amêndoa, amendoim, sementes diversas, ervas e temperos também estão liberados.

Em relação às frutas, por incrível que pareça, algumas não são aliadas e devem ser evitadas, como:

Por outro lado, abacate, amora, coco, limão e morango podem fazer parte das refeições diárias.

Leia também: Cardápio para emagrecer: Como montar uma dieta

Consumo de proteína

Ao contrário do que acontece com os carboidratos, por exemplo, o consumo de proteínas deve ser aperfeiçoado. A ingestão desse grupo de alimentos se faz necessária, já que ele ajuda a preservar a massa muscular enquanto o processo de emagrecimento acontece. 

Veja algumas que você pode acrescentar ao seu cardápio:

  • Carne bovina, frango, peixe;
  • Ovos;
  • Proteínas vegetais: feijão, leguminosas, quinoa, tofu.

Atividade física

O exercício físico é indicado para todas as pessoas, estejam elas buscando emagrecer ou não. Durante a pandemia do coronavírus, a OMS (Organização Mundial da Saúde) disponibilizou um guia para estimular e orientar a realização de atividades físicas. Primeiramente, eles recomendam 150 minutos de exercício físico de intensidade moderada ou 75 minutos de intensidade elevada por semana para adultos.

No caso daqueles que desejam perder peso, o movimento se mostra ainda mais essencial, já que estimula o aumento da atividade do sistema nervoso simpático, elevando, assim, o gasto energético.

Além da tradicional musculação, existem outros tipos de atividades que podem, além de ajudar no processo de emagrecimento, gerar prazer. Veja alguns exemplos:

Antes de mais nada, é importante encontrar algum exercício que você se identifique e se sinta realizado.

Importante: Vamos suar a camisa com segurança, certo? O acompanhamento e a orientação de um profissional da área é imprescindível para que os resultados sejam alcançados sem colocar a sua integridade física em risco.

Leia também:

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro

Como lidar com a solidão
Bem-estar Equilíbrio

Como lidar com a solidão?

Abrir espaço para novas experiências e adotar um animal de estimação são algumas das dicas

Molho, extrato e passata
Alimentação Bem-estar

Molho, extrato e passata: qual é a diferença?

Diferente do que algumas pessoas pensam, os molhos, extratos e passatas de tomate não são iguais. Veja as diferenças