Alimentos que envelhecem a pele e o corpo

Alimentação Bem-estar
20 de Setembro, 2023
Alimentos que envelhecem a pele e o corpo

Muito se fala sobre as comidas que são aliadas da longevidade. Contudo, você sabia que existem alguns alimentos que envelhecem? Isso mesmo. Consumi-los em excesso pode potencializar os danos oxidativos e acelerar o tempo (isso tanto para o corpo, quanto para a pele). A seguir, conheça quais são eles:

Veja também: Vitaminas antioxidantes: quais são e o que fazem no corpo

Alimentos que envelhecem

Comidas apimentadas

Alguns gostam da picância, mas ingredientes apimentados demais fazem seus vasos sanguíneos incharem — e até mesmo romperem a longo prazo. Esse processo pode gerar manchas roxas no rosto.

E se você sofre de rosácea (condição muito comum em mulheres após a menopausa), deve evitar ainda mais as especiarias. Isso porque elas podem aumentar a temperatura do corpo e desencadear quadros do problema.

Margarina

A pele é o maior órgão do corpo, e tudo o que você come afeta a região. A maioria das margarinas, especialmente as sólidas, contém gorduras trans. Elas aumentam o colesterol “ruim”, diminuem o colesterol “bom” e criam inflamações por todo o corpo. Desse modo, os riscos de doenças cardíacas, derrame e pele envelhecida aumentam.

Alimentos que envelhecem: Refrigerantes e energéticos

Quanto mais refrigerantes e bebidas energéticas você consome, mais rápido as células em seus tecidos envelhecem. Além da efervescência, eles carregam muitas calorias e açúcar.

Combinado com as bactérias da boca, esse açúcar também forma um ácido que desgasta o esmalte dos dentes e causa cáries. Isso sem falar no aumento de peso.

Comidas prontas congeladas

Uma refeição ultraprocessada congelada (aquela encontrada nos supermercados) pode concentrar mais da metade do sódio recomendado diariamente. E aí, já viu: a retenção de líquidos pode dar as caras, o que causa inchaço em regiões como rosto e mãos.

Bebidas alcoólicas

ativos do vinho

Quem já teve uma ressaca, provavelmente já sentiu a boca extremamente seca pela manhã. Isso porque o álcool é capaz de desidratar o corpo. E quem sofre é a pele, uma vez que 63% dela é composta do líquido. Não é incomum, então, o surgimento de olheiras e do aspecto cansado.

E mesmo se você beber um copo grande de água ao acordar, o corpo vai distribuí-la primeiramente entre todos os outros órgãos.

Leia também: Maneiras como o celular pode danificar a pele – e como reverter

Miojo

alimentos que envelhecem

O macarrão instantâneo pode favorecer o envelhecimento da pele devido as altas quantidades de sódio e outros aditivos artificiais utilizados para atribuir gosto, cor e cheiro ao alimento. Além disso, o excesso de sal pode elevar a pressão arterial, gerar retenção de líquidos, piorar o sistema imunológico, aumentar o risco de algumas doenças crônicas e causar problemas renais (a longo prazo).

Alimentos que envelhecem: Embutidos

alimentos que envelhecem

Mortadela, bacon, salsicha e presunto passam por um longo processo antes de irem para a mesa dos consumidores a fim de durarem mais tempo. Isso os torna deliciosos, mas também perigosos: o sódio e as substâncias químicas presentes nesse tipo de alimento causam inflamações e podem desgastar seu corpo por dentro e por fora.

Frituras

alimentos que envelhecem

Fritar os alimentos os encharca de gorduras nada saudáveis para o organismo. Além disso, o método de cocção promove a ação dos radicais livres, que danificam as nossas células e estão relacionados ao envelhecimento precoce.

Guloseimas

desejo por doce

Biscoitos recheados, balas açucaradas e sorvetes industrializados realmente agradam o paladar de muita gente. Mas apesar de parecerem inofensivos, eles concentram altos teores de gorduras, açúcar e ingredientes químicos (corantes, aromatizantes e conservantes).

Tudo isso pode levar à obstrução das artérias, ao aumento de peso, à hipertensão e ao diabetes, por exemplo.

Leia também: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado