Estudo revela tempo de exercício ideal para mais longevidade

Bem-estar Movimento
24 de Maio, 2021
Estudo revela tempo de exercício ideal para mais longevidade

Para sair do sedentarismo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que uma pessoa faça 300 minutos de exercícios moderados por semana — ou então 75 minutos de atividade intensa. Contudo, se você deseja ainda mais benefícios para a saúde, deve aumentar a meta. Um estudo recente, inclusive, parece ter descoberto a fórmula ideal que relaciona tempo de exercício e longevidade.

Ele foi realizado pela Universidade Caledônia de Glasgow (CGU), no Reino Unido. E descobriu que, para garantir uma vida mais longa e saudável, o ideal é realizar três minutos de exercícios moderados a intensos (ou 12 minutos de atividade leve) para cada hora que você passa sentado por dia. De acordo com a pesquisa, essa fórmula reduziria em até 30% as chances de uma morte precoce.

Leia também: Razões para incluir exercícios de alta intensidade no treino

Como funcionou

A análise foi desenvolvida durante quatro anos, e teve suas conclusões publicadas recentemente no British Journal of Sports Medicine. Para isso, os pesquisadores utilizaram outros seis estudos anteriores. Ou seja, dados de mais de 100 mil adultos dos países Estados Unidos, Reino Unido e Suécia.

Eles dividiram os indivíduos em três grupos principais: os que faziam treinos moderados a vigorosos (como trotes, corrida ou outras modalidades que trabalham o sistema cardiorrespiratório); os que realizavam atividades mais leves; e, por fim, os sedentários.

Como resultado, os estudiosos comprovaram que as recomendações da OMS realmente reduzem o risco de morte precoce em até 80%. Mas com um porém: apenas naqueles que passam menos de sete horas sentados. O que, infelizmente, não é a realidade de muitos brasileiros.

Tempo de exercício e longevidade: outras combinações

Os cientistas chegaram, ainda, em outras fórmulas de exercícios vs tempo sentado que aumentam a longevidade. Confira:

  • 55 minutos de exercícios físicos vigorosos, ou então quatro horas de atividade física leve = 11 horas de tempo sentado;
  • 13 minutos de exercícios físicos intensos ou cinco horas e meia de atividade física leve = 10,3 horas de tempo sentado;
  • Três minutos de exercícios físicos vigorosos ou seis horas de atividade física leve = 9,7 horas de tempo sentado.

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor