4 mitos e verdades sobre perder peso no inverno

Alimentação Bem-estar
28 de Junho, 2021
4 mitos e verdades sobre perder peso no inverno

O inverno traz, com ele, alguns hábitos considerados ruins para o estilo de vida saudável: mais comilança e menos exercício. E apesar das “escapadas” de vez em quando também acontecerem em uma vida equilibrada, elas podem atrapalhar quem quer perder peso no inverno.

Para entender o que, de fato, acontece com nosso corpo na estação mais fria do ano, a endocrinologista Claudia Chang, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), cita os 4 maiores mitos e verdades sobre o assunto. Confira:

Mitos e verdades sobre perder peso no inverno

1 – Algumas pessoas engordam no inverno porque sentem mais fome

VERDADE (em partes). Com a redução das temperaturas, o corpo precisa de mais combustível para gerar calor e manter a sua temperatura adequada. E como nossa energia vem do que comemos e de nossas reservas, o organismo manda sinais para aumentar a fome.

No entanto, essa energia a mais que ingerimos é gasta sobretudo na produção de calor. Ou seja, em tese, ela não causaria o aumento na balança. O problema é quando o consumo de alimentos ultrapassa a nossa necessidade real — aí, sim, há o ganho de peso.

“Nessa época do ano, as pessoas costumam ficar mais em casa (no momento atual, mais ainda!), pois nem todo mundo gosta de encarar o frio na rua. Isso facilita o acesso aos alimentos. E a tendência é optar pelos mais calóricos, como bolacha, chocolate ou pães”, explica Claudia Chang.

2 – O organismo precisa de mais comida no inverno

VERDADE. A comida serve como combustível para a produção de calor do nosso corpo. Sendo assim, a necessidade de se alimentar se torna maior para elevar a temperatura corporal.

Segundo a endocrinologista, estudos com animais indicam que há um aumento da ingestão de alimentos durante a exposição às baixas temperaturas. “Entretanto, esse maior consumo é acompanhado por um aumento da taxa metabólica basal (energia que o corpo gasta em repouso), o que mantém um equilíbrio e não leva, necessariamente, ao ganho de peso.”

Leia também: Como manter a dieta no inverno

3 – É possível perder peso no inverno

VERDADE. No período, o metabolismo acelera, já que o corpo precisa produzir mais calor. O processo ativa mecanismos que estimulam a queima de gorduras acumuladas, podendo atingir um aumento de até 10% no gasto calórico. No entanto, para isso ocorrer, é fundamental manter uma alimentação equilibrada e não exagerar nos fondues e no chocolate quente.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

4 – Podemos treinar menos no inverno, já que o frio acelera o metabolismo

MITO. “Com o metabolismo mais acelerado, a prática de atividade física trará mais resultados para o emagrecimento. Até porque não devemos nos esquecer que exercitar o corpo não é só pela estética, mas para manter a saúde física e mental e, consequentemente, ter uma boa qualidade de vida”, conclui Claudia Chang.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

menina com ritmo circadiano saudável dormindo na cama durante as férias
Bem-estar Gravidez e maternidade

Férias escolares: como manter um ritmo circadiano saudável?

Manter um ritmo circadiano saudável por meio de uma rotina consistente é fundamental para o bem-estar físico e mental.

mãos segurando um tapete de ioga
Bem-estar Movimento

Treinar no frio dá menos resultado? Especialista responde

As temperaturas mais baixas do inverno fazem com que o corpo demore mais para aquecer. O que pode dar a sensação de que treinar no frio

criança sentada em mesa segurando uma colher e comendo um mingau rico em fibras
Alimentação

Fibras na alimentação infantil: conheça os benefícios e como incluí-las

As fibras na alimentação infantil contribuem para o bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre.