Acelerar o metabolismo ajuda mesmo a emagrecer? Entenda
Quem tem o objetivo de perder peso, constantemente lê e ouve falar sobre o tal metabolismo. Mas o que é isso? Acelerar o metabolismo ajuda mesmo a emagrecer? Entenda tudo sobre:
O que é metabolismo?
De acordo com a nutricionista Mariana Nacif, metabolismo é todo o conjunto de transformações e reações químicas que acontece no nosso corpo. Nelas, ocorrem processos de fabricação ou degradação de algumas células e compostos. O metabolismo pode ser dividido em dois:
- Anabolismo (síntese): reações químicas construtivas, ou seja, quando há a produção de uma nova matéria orgânica. Por exemplo: a formação de músculos a partir dos aminoácidos;
- Catabolismo (degradação): reações químicas que “quebram” substâncias. Por exemplo: a “quebra” da molécula de glicose para ser transformada em energia e água.
Todos esses processos exigem que calorias sejam gastas para acontecer. “Quando falamos em metabolismo, precisamos entender que ele é diferente de homem para mulher. Pois os homens, por terem a testosterona mais expressiva, consomem mais calorias do que as mulheres — por isso, na maioria das vezes, eles conseguem perder peso mais rapidamente”, explica a especialista.
Isso também acontece de acordo com a faixa etária da pessoa. As crianças gastam mais calorias do que os adultos porque estão em fase de desenvolvimento. E quando passamos dos 50 anos, o corpo diminui ainda mais as calorias gastas.
O que significa “acelerar o metabolismo”?
Mariana Nacif explica que para manter algumas funções vitais (respiração, batimentos cardíacos, temperatura corporal…), o organismo gasta uma certa quantidade de energia. É o chamado metabolismo basal.
“Já a taxa metabólica tão falada nada mais é que a velocidade com que o nosso corpo está utilizando os estoques de energia, ou seja, a quantidade calórica que seu corpo gasta para manter as suas funções basais. Quando uma pessoa diz que ‘precisa acelerar o seu metabolismo’ ela quer dizer que gostaria que o organismo utilizasse mais energia para realizar o mesmo trabalho”, diz.
Acelerar o metabolismo ajuda mesmo a emagrecer?
Teoricamente ajuda, porque ao “acelerarmos” o nosso metabolismo, estamos fazendo com que o gasto calórico basal aumente. Isto é, queimamos mais calorias em repouso do que antes.
Contudo, vale lembrar que, para ocorrer a perda de peso, é preciso que haja o déficit calórico — ou seja, gastar mais calorias do que consumir diariamente. É por isso, então, que a dieta adequada também é um ponto importante no processo de emagrecimento.
Leia também: Hábitos que deixam o metabolismo lento
Como acelerar o metabolismo para emagrecer?
“Existem alguns alimentos que chamamos de termogênicos naturais, que possuem uma digestão mais difícil. Por essa razão, eles exigem que o organismo gaste uma quantidade superior de energia para concluir esse processo”, diz a nutricionista.
Ela cita alguns exemplos:
“Além disso, é importante lembrarmos que o consumo de vitaminas e minerais é fundamental para ‘ativar’ o uso dessa energia”, aconselha Mariana Nacif. Ferro, vitaminas do complexo B, vitaminas C e E e selênio devem ser priorizados, mas outros nutrientes também não podem ser deixados de lado.
Por fim, a prática regular de atividade física também é importante. Isso porque ela estimula o crescimento dos músculos. “E quando temos uma quantidade maior de massa muscular, nossa taxa metabólica basal também aumenta, melhorando, assim, o gasto calórico”, finaliza a especialista.
Fonte: Mariana Nacif, nutricionista especialista em saúde da mulher, microbiota intestinal, nutrição vegetariana e integrativa, comportamento alimentar e coaching nutricional. É integrante do corpo clínico da Remind (SP) e LANAI (RJ).