Sertralina emagrece? Saiba mais sobre os efeitos do medicamento

30 de novembro, 2021

O cloridrato de sertralina é um antidepressivo indicado para o tratamento de depressão e diversas outras condições psiquiátricas, como ataques de pânico, ansiedade crônica e transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Além disso, muita gente se pergunta se a sertralina engorda ou emagrece. Saiba mais:

O que é a setralina?

A sertralina age aumentando a disponibilidade de serotonina no cérebro. A substância, por sua vez, nada mais é do que um neurotransmissor que estabelece certas ligações entre as células nervosas e regula o humor, o sono, o apetite, o ritmo cardíaco, a sensibilidade corporal e as funções cognitivas. Por isso, quando em baixa concentração no organismo, ela pode gerar mau humor, insônia, ansiedade e até depressão.

De acordo com a própria bula do medicamento, ele começa a fazer efeito entre sete dias e três semanas de uso. Contudo, o tempo exato pode variar de acordo com o grau do transtorno do paciente e de suas características fisiológicas.

Leia também: Sertralina: O que é e para que serve o medicamento

Para que ela é indicada?

Como já dito anteriormente, apesar de ser um antidepressivo, a sertralina também pode ser recomendada pelo médico para o tratamento de diversas condições:

  • Transtorno obsessivo compulsivo (TOC): distúrbio psiquiátrico caracterizado por crises recorrentes de obsessões e compulsões;
  • Ansiedade crônica: forma de preocupação persistente e excessiva desproporcional à circunstância real, que é difícil de controlar e afeta o paciente fisicamente e emocionalmente.
  • Síndrome do pânico: ataques de pânico recorrentes que causam uma preocupação excessiva com ataques futuros e/ou modificações de comportamento para evitar situações que poderiam desencadear um ataque;
  • Transtorno do estresse pós-traumático: tipo de transtorno de ansiedade que pode se desenvolver em pessoas que vivenciaram um evento traumático. Essa condição causa sofrimento intenso e prejuízos a vários aspectos da vida, como trabalho e relacionamentos;
  • Fobia social: medo ou ansiedade relacionada a determinadas situações sociais ou de desempenho. Essas situações são com frequência evitadas ou suportadas com muita angústia.

Leia também: Conheça os principais hormônios da felicidade e como estimulá-los

Sertralina emagrece ou engorda?

De acordo com a médica psiquiátrica Danielle H. Admoni, a sertralina não é um remédio diretamente relacionado ao ganho ou à perda de peso como outros antidepressivos — como a fluoxetina e a vortioxetina, que podem levar ao emagrecimento; e a mirtazapina, que pode gerar os quilos a mais na balança.

“O que acontece é que a pessoa, às vezes, engorda porque come por ansiedade. Por isso, ao tratar a condição com a sertralina, ela melhora o sintoma ansioso e controla a compulsão alimentar, o que causa a mudança de peso”, explica a profissional.

Ou seja, o medicamento, sozinho, não vai fazer você engordar ou emagrecer (e nem deve ser usado para esses fins). A relação entre a substância e o emagrecimento é mais indireta: vale lembrar, também, que a maior disponibilidade de serotonina no cérebro ajuda a regular o apetite.

Leia também: O verão deixa as pessoas mais felizes?

Fonte: Danielle H. Admoni, psiquiatra na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e especialista pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

Descubra se seu peso está saudável Em minutos, você saberá se seu peso atual é saudável, com a ajuda grátis da Vitat.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.