O verão deixa as pessoas mais felizes?

24 de novembro, 2021

Você já parou para pensar em como o clima da cidade onde você mora interfere no seu humor? Isso porque é comum ouvirmos relatos de pessoas que se sentem mais tristes e fechadas no inverno e outras que sentem mais felicidade no verão.

Essas mudanças, aliás, têm até um nome: transtorno afetivo sazonal, uma condição que define as pessoas que se sentem mais deprimidas no inverno, principalmente nos países mais frios, por conta da falta de luz solar. Por isso, o esperado é observar, quando a estação muda e a temperatura começa a subir, uma reversão dessa sensação.

Para a psicóloga Muriell da Silva Coelho, da clínica Amparo Saúde, essa mudança de humor é notável. “Podemos dizer que uma grande parte das pessoas ficam mais motivadas nas estações mais quentes e mais introvertidas nas estações mais frias”, explica.

Leia também: Depressão sazonal: Como o inverno pode mudar o humor

Se o inverno entristece, o verão alegra?

Parece fácil determinar que uma estação é considerada mais triste e a outra mais feliz, certo? Mas não é bem assim. Segundo a psicóloga, tudo isso depende. Para ela, nem todas as pessoas ficam bem com o verão, por conta do calor excessivo. No entanto, se observa que nos períodos em que a temperatura é mais amena, como no início da manhã e no final da tarde, existe uma tendência a se ter mais ânimo diante das atividades sociais.

É importante lembrar também que a exposição à luz solar interfere na nossa produção hormonal, estimulando a liberação de endorfina, o famoso hormônio do bem-estar. Por isso, tomar um pouco de sol fora dos horários de pico é uma forma de regular o humor e combater a depressão.

É válido, no entanto, entender que essas mudanças de humor conectadas ao clima são normais e, até mesmo, esperadas. “É muito natural e, de certa forma, cultural, o nosso movimento de alterações de humor durante as mudanças climáticas“, explica ela. “Lembrando que, isso não é uma regra. Tem pessoas que se sentem mais motivadas no frio.”

Leia também: Viver perto do mar pode melhorar a saúde mental, diz pesquisa

Felicidade no verão

Ela explica que todas as alterações de humor são um sintoma ou uma resposta a algum tipo de situação que estamos vivendo, e que isso pode ser observado seja por conta da mudança no clima, seja por algum outro estímulo externo (como uma notícia considerada ruim, por exemplo).

De qualquer maneira, uma alegria extrema por causa do verão ou uma tristeza profunda por causa do frio do inverno devem ser investigadas se atingirem picos extremos e constantes, deixando o âmbito do saudável. “Acredito que quando essas alterações causam sofrimento emocional e interferem na socialização do indivíduo, elas podem se tornar problemáticas”, diz Muriell. “É importante ir em busca de uma ajuda profissional e investigar as causas”.

Fonte: Muriell da Silva Coelho, psicóloga da clínica Amparo Saúde.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.