Quais são os benefícios de treinar no inverno?

27 de maio, 2021

Quando chega o frio, grande parte das pessoas sente mais preguiça de ir até a academia malhar. Afinal, quem nunca trocou a alimentação saudável e o treino por um fondue quentinho e um bom filme com pipoca? Contudo, treinar no inverno traz mais benefícios do que parece. Veja, a seguir, algumas das vantagens:

1 – Ajuda a gastar mais calorias

Geralmente, no inverno, o corpo necessita de mais calorias para se aquecer. Consequentemente, aumenta o gasto de energia.

Provavelmente você já sentiu mais vontade de ingerir alimentos calóricos no frio. A explicação é que o seu organismo está avisando que o seu metabolismo está mais rápido.

Leia também: Melhores sopas para aumentar a imunidade no inverno

2 – Treinar no inverno equilibra o sono

Ter um sono de qualidade e dormir de 7 a 8 horas por dia é essencial. De acordo com um estudo publicado na revista Mental Health and Physical Activity, pessoas habituadas a praticar pelo menos 150 minutos de exercícios por semana dormem melhor e ficam mais alertas durante o dia — em comparação com aquelas que não praticam exercícios. 

Contudo, o recomendado é não realizar nenhuma atividade física cerca de duas horas antes de dormir. Isso porque o hábito pode prejudicar o sono.

3 – Evita problemas respiratórios

Os problemas respiratórios são muito comuns no inverno — gripes e resfriados são exemplos deles. Assim, os exercícios físicos nessa época ajudam a melhorar o sistema imunológico.

Além disso, treinar no inverno evita o acúmulo de secreções no rosto e pulmões, prevenindo outras doenças mais graves.

Leia também: Como evitar crises alérgicas no inverno

4 – Você transpira menos ao treinar no inverno

A transpiração é algo que incomoda muitas pessoas na academia. Por isso, praticar exercícios físicos no inverno diminui o suor numa quantidade eficaz.

Contudo, lembre-se que não é só porque você transpira menos, que deve deixar a hidratação de lado. Beber água durante o treino é fundamental.

5 – Combate o mau humor ou depressão 

Por mais que pareça estranho, muitas pessoas acabam ficando mais deprimidas no inverno. Quando treinamos, aumentamos a concentração de endorfina, substância que promove bem-estar e ajuda no tratamento da depressão. Portanto, treinar no inverno pode trazer diversos benefícios para a mente.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Repórter