Viver perto do mar pode melhorar a saúde mental, diz pesquisa

3 de outubro, 2019

Já sabemos que os espaços ao ar livre têm diversos efeitos positivos em nossa saúde mental. Interagir com a natureza pode aliviar a ansiedade e a depressão, e estudos mostraram que simplesmente entrar em contato com a terra (como andar descalço) pode melhorar significativamente o bem-estar. 

Mas, o mar e a interação com ambientes litorâneos também parece ser igualmente benéfico.

A constatação pode ser óbvia. Afinal, quem não se sente um pouco mais calmo depois de inspirar aquele ar salgado do oceano, ouvindo as ondas batendo ou sentindo a areia nos dedos do pés?

Mas, agora há pesquisas tangíveis da Universidade de Exeter, na Inglaterra, que afirmam que a exposição ao mar pode realmente melhorar a saúde mental, especialmente entre as famílias de baixa renda.

Leia também: Benefícios do sorriso para a saúde – comprovados pela ciência

A pesquisa sobre bem-estar e o mar

O novo estudo, publicado na revista Health and Place, analisou os resultados em 26 mil adultos. Da mesma forma, a análise comparou a proximidade com a qual esses entrevistados viviam da praia. 

O que eles descobriram é que os adultos que moravam a menos de 1 km da costa relataram melhor saúde mental do que os indivíduos que moravam a mais de 50 quilômetros de distância.

É claro que o acesso à areia e ao mar tem muito mais a oferecer do que um local de férias de verão perfeito. 

Ainda mais intrigante, porém, foi que essa correlação entre saúde mental e vida costeira era especialmente alta entre pessoas de baixa renda.

Leia também: Problemas de saúde mascarados pela ansiedade

Essas descobertas têm o potencial de ajudar a preencher a lacuna entre essas desigualdades em saúde mental, pois o acesso às costas pode oferecer um recurso fácil (e gratuito) para aumentar o bem-estar mental.

Então, da próxima vez que planejar um dia de saúde mental, convém fazer uma caminhada até a praia. 

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Sobre o autor

Amanda Figueiredo
Amanda Figueiredo
Jornalista, editora sênior de nutrição, saúde e bem-estar.