Quantas frutas e vegetais devemos consumir por dia?
A alimentação saudável é um dos pilares da longevidade. Muitos dos nutrientes presentes nas frutas, nos legumes e nos vegetais são responsáveis por manter a saúde do corpo e da mente. Mas qual a quantas frutas e vegetais consumir por dia?
Afinal, quantas frutas e vegetais consumir por dia?
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a recomendação é consumir no mínimo 400g. E isso seria o equivalente a cinco porções: duas de frutas e as demais devem ser divididas entre os vegetais,de acordo com estudo da Associação Americana do Coração.
Leia também: Nutrientes que você só encontra nas frutas e vegetais
O estudo avaliou cerca de 2 milhões de adultos em todo o mundo e concluiu que existem diferentes benefícios dependendo do alimento consumido. Verduras ricas em vitamina C e betacaroteno, como alface, couve e espinafre, apresentam bons resultados quando estão juntos da cenoura.
Vegetais ricos em amido, como milho e batata, não ajudam a reduzir doenças crônicas específicas. Ao contrário das frutas vermelhas e cítricas, que diminuem o risco de morte em caso de câncer, diabetes e problemas cardiovasculares.
Apesar da quantidade sugerida pelo órgão, pequenas porções já trariam benefícios. Além disso, a outra conclusão pesquisa é que quanto maior a porção diária, melhor para o sistema imunológico e para a qualidade de vida.
Então, não deixe de comer alimentos naturais todos os dias. isso porque os pratos coloridos ajudam a reduzir o colesterol, a pressão arterial, diminuem o risco de doenças cardíacas, derrame, câncer e até a morte prematura.
Diferenças
Do ponto de vista culinário, frutas e vegetais são classificados com base no sabor. As frutas geralmente são doces ou azedas e podem ser utilizadas em sobremesas, lanches ou sucos. Os vegetais costumam ser mais suaves e geralmente são consumidos como acompanhamento ou prato das principais refeições.
Contudo, não para por aí. Existem diversas frutas que são frequentemente classificadas como vegetais — o tomate, por exemplo. “O pepino, os pimentões, a berinjela, a azeitona, a abóbora, as vagens de ervilha e o quiabo também entram nessa lista”, complementa a especialista.
Além disso, há diversos vegetais que podem ser utilizados para receitas doces, como a batata-doce.
Leia também: Devemos consumir as cascas das frutas e vegetais?