Procedimentos dermatológicos perfeitos para fazer no verão

Beleza Bem-estar
16 de Novembro, 2021
Procedimentos dermatológicos perfeitos para fazer no verão

Se você gosta de cuidar bem da sua pele, sabe que é importante manter a rotina de skincare o ano todo. Mas, talvez, tenha receio de fazer uma visitinha ao dermatologista ou à clínica de estética na estação mais quente do ano. Isso porque existem alguns mitos em relação aos procedimentos dermatológicos para o verão.

De fato, há uma série de procedimentos que devem ser evitados nesses meses. “É o caso de laser fracionado ablativo, luz pulsada em pele bronzeada, peelings químicos e uso de alguns ácidos, especialmente o retinoico. Esses tratamentos realmente sensibilizam a pele, que acaba absorvendo muito mais a luz do sol, e isso pode acabar manchando ou gerando queimaduras”, justifica o médico dermatologista Abdo Salomão Jr.

No entanto, isso não significa que você deve parar de zelar por sua pele. Pelo contrário, já que essa é a hora de continuar combatendo, principalmente, os sinais do envelhecimento precoce. Para isso, basta aprender a fazer as melhores escolhas para essa estação do ano:

Leia também: Quais os cuidados que devemos ter com os pés no verão?

Procedimentos dermatológicos para fazer no verão

Hoje, existem diversas opções de procedimentos perfeitos para o verão. “Alguns, inclusive, oferecem resultados ainda melhores quando realizados nessa época, principalmente os corporais”, avalia o dermatologista.

A radiofrequência não invasiva e os ácidos que não são fotossensibilizantes, por exemplo, são ótimas sugestões — ainda que, no dia seguinte, você passe algumas horas na praia ou à beira da piscina. Os mais indicados são os ácidos salicílico e glicólico. O principal cuidado é caprichar no filtro solar depois de usá-los, sempre com alto fator de proteção e reaplicando a cada duas horas ou após o mergulho na água.

“O ultrassom microfocado é um dos procedimentos mais recomendados para o verão, pois permite concentrar os pontos de coagulação na musculatura e na derme profunda. Ou seja, não tem nenhuma interação com o sol”, afirma Abdo. “Há também a radiofrequência microagulhada, que não tem efeito na camada epidérmica e pode ser feita sem sensibilização.”

Preenchimentos, harmonização facial, aplicação de toxina botulínica (que pode ser feita mesmo em pacientes bronzeados) e todos os tratamentos corporais (como a criolipólise) também são apropriados para o verão. De acordo com o médico, eles podem até mesmo apresentar efeitos mais interessantes quando realizados nesse período.

Você pode ainda investir na limpeza de pele, que ajuda a eliminar as impurezas do rosto, dá uma forcinha contra cravos e acne e ainda contribui para deixar a pele mais jovem. Vale, entretanto, confirmar com o dermatologista quais são os produtos mais adequados e a frequência ideal para o seu caso. Assim, você não arrisca perder o bronzeado nem manchar a pele com a substância errada.

Leia também: Como proteger a pele nos treinos durante o verão

Cuidados especiais com a pele

Outro ponto fundamental no verão é a hidratação — tanto de dentro para fora (com alimentação balanceada e boa ingestão de água) quanto reforçando o uso de cosméticos. Peptídeos, ceramidas, ácido hialurônico e a queridinha vitamina C são os mais indicados para deixar a pele hidratada e saudável.

Abdo Salomão reforça ainda a importância da prática regular de exercícios físicos, sobretudo os aeróbicos. “Eles melhoram não só a estética, ou seja, diminuem a gordura corporal, mas a saúde de forma geral. Outro tratamento muito recomendado é a drenagem linfática. Sempre vai dar bons resultados e, no verão, mais ainda.”

O médico informa que realizar esses tratamentos no verão é essencial para não perder os efeitos de tudo aquilo que já foi feito nos meses de inverno. “Às vezes, você tem uma melhora tão exuberante, faz um bom acúmulo de colágeno, mas aí chega no verão e pode perder tudo isso por falta de estímulo? De forma alguma. Os tratamentos devem ser feitos de forma perene, a pele tem que ser cuidada todo santo dia”, conclui.

Leia também: Sintomas da desidratação para ficar atento neste verão

Fonte: Abdo Salomão Jr, doutor em dermatologia pela Universidade de São Paulo (USP), sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro da American Academy of Dermatology (AAD).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas