Quais os cuidados que devemos ter com os pés no verão?

15 de novembro, 2021

Com a chegada do verão, o guarda-roupa muda e os casacos dão lugar às peças mais leves — da cabeça aos pés. E, se nos dias mais quentes, passamos muito tempo usando chinelos e sandálias abertas, é preciso ter um cuidado extra, já que esse tipo de calçado costuma ressecar e rachar essa parte do corpo. Veja, então, quais os cuidados devemos ter com os pés no verão:

De acordo com a dermatologista Adriana Vilarinho, o calor e o excesso de suor nos pés podem facilitar o surgimento de quadros de micose.

Os mergulhos na piscina e no mar, que ocorrem com frequência no período, também contribuem para a proliferação dos fungos que provocam o problema. “É importante, por isso, sempre secar muito bem essa região após o banho”, afirma a médica, indicando até mesmo o uso do secador de cabelo no jato frio para garantir a proteção contra a umidade.

Leia também: Cuidados com os pés no frio: Dicas para evitar pele ressecada e rachaduras

Membros bonitos e bem cuidados

Uma das principais dicas da especialista para deixar os pés macios e saudáveis ao longo de todo o verão é intensificar a hidratação — que deve ser feita diariamente. Cremes específicos para essa região são os mais recomendados, especialmente os que levam ureia na composição. Vale dar uma atenção especial aos calcanhares.

“Cuide das cutículas para evitar fissuras e machucados que possam promover a entrada de micro-organismos. Além disso, higienize muito bem os pés após a atividade física ou a ida à praia e piscina”, completa a dermatologista.

Os calçados de verão podem também causar bolhas e calos, que surgem por causa do atrito e do suor. Para escapar desses incômodos, a dica é alternar os tipos de sapato e manter a hidratação em dia. Se, ainda assim, eles aparecerem, não lixe nem remova as áreas de calosidade para evitar uma inflamação.

“Outro ponto importante é não esquecer de aplicar filtro solar na parte exposta dos pés. Essa região queima com facilidade e, quando isso acontece, o incômodo é grande”, informa Adriana.

Na hora de praticar esportes que exigem o uso de tênis, dê preferência para meias de poliamida ou poliéster, macias e sem costura. Esses tipos de tecido são ideais para não provocar bolhas.

Leia também: Pernas e pés inchados na gravidez? Aprenda como evitar

Outros cuidados com os pés no verão

Para muita gente, os pés à mostra no verão são sinônimo de unhas feitas. Segundo Adriana, não há qualquer problema em aplicar esmaltes com frequência, mas é essencial deixar as unhas “descansarem” por dois ou três dias entre uma aplicação e outra.

“Durante esse descanso, aplique cremes hidratantes nas cutículas e corte as unhas sempre quadradas para evitar que encravem. Para remover o esmalte, faça uso de removedores e evite a acetona, pois essa é um solvente que pode danificar a estrutura das unhas”, explica.

Por fim, um cuidado fundamental o ano inteiro é garantir a hidratação de dentro para fora. No verão, isso é ainda mais significativo, pois a estação aumenta a retenção de líquidos, o que pode deixar os pés inchados.

Então, reforce a ingestão de água, mantenha uma alimentação equilibrada e recheada de alimentos diuréticos (abacaxi, melancia e pepino, por exemplo), faça exercícios regularmente e, se puder, invista em uma drenagem linfática para reduzir o inchaço.

Fonte: Adriana Vilarinho, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD).

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.