Pernas e pés inchados na gravidez? Aprenda como evitar

22 de September, 2021

As pernas e os pés inchados na gravidez podem atrapalhar o bem-estar de muitas mães, e o desconforto pode ser maior se a mulher for propensa à retenção de líquidos. Muitas ficam preocupadas, mas saiba que essa mudança é normal e faz parte das milhares de transformações que o corpo passa durante a gestação.

Geralmente o inchaço das pernas e dos pés é mais evidente e incômodo porque os sapatos e as calças podem ficar mais apertados nessa fase. Essa percepção ocorre a partir do segundo trimestre da gravidez, quando o corpo fica mais pesado por causa do desenvolvimento do bebê e do aumento do útero.

Ambos causam uma mudança significativa na posição dos órgãos da mãe, no sistema circulatório e na pressão arterial. Dessa forma, o inchaço é fruto da sobrecarga do sistema linfático, que sofre devido a essas alterações. Por serem as mais baixas, as regiões inferiores são as mais acometidas. Por isso, para evitar que o inchaço fique ainda mais “chato”, existem algumas formas de driblar o problema:

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Como aliviar pernas e pés inchados na gravidez?

O aumento da ingestão de líquidos é a primeira dica de ouro. Entretanto, se não conseguir seguir todas as recomendações, esta é que não pode ficar de fora. Beber de dois a três litros por dia certamente aumentará suas idas ao banheiro, mas vai ajudar a eliminar líquidos e toxinas acumuladas.

Utilize meias de compressão

Isso porque o acessório melhora o retorno venoso e evita o acúmulo de líquidos nos membros inferiores.

Evite consumir alimentos ricos em sódio

Presente na maioria dos alimentos processados, o sódio incentiva o inchaço e o aumento da pressão arterial. Prefira alimentos in natura e com temperos naturais, pois os industrializados carregam altos níveis de sódio.

Faça atividade física para aliviar os pés inchados na gravidez

O exercício é um aliado da saúde em todas as fases da vida, uma vez que o movimento melhora as funções do organismo. Logo, o inchaço torna-se menos presente na vida de mamães ativas. Portanto, escolha uma modalidade que lhe dê prazer e pratique com orientação profissional.

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Utilize roupas confortáveis

Looks mais soltinhos e com tecidos respiráveis são ótimos parceiros da gestante. Evite roupas que apertam o corpo para prevenir qualquer entrave na circulação — o mesmo vale para sapatos.

Aposte em alimentos com propriedades diuréticas

Frutas ricas em água e alguns tipos de chás são altamente recomendados porque suprem a necessidade de ingerir mais líquidos. Sopas, vitaminas e sucos são muito bem-vindos.

Faça sessões de drenagem linfática

Massagens leves com o objetivo de eliminar o excesso de líquidos alivia os desconfortos do inchaço. Entretanto, procure um profissional de confiança para aplicar o procedimento adequado para gestantes. Massagens modeladoras e outros métodos focados na perda de medidas são desaconselhados e podem prejudicar a saúde da mãe e do bebê.

Varie as posições durante o dia para evitar os pés inchados

Se você trabalha em pé ou sentada, precisa equilibrar a rotina. Muito tempo nas duas posições favorece o inchaço. Além disso, evite ficar sentada de pernas cruzadas — a postura leva à compressão dos vasos sanguíneos e dificulta ainda mais a circulação.

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Fonte: Adriana de Góes, mestre em Ginecologia Obstetrícia e Doutora na área de Tocoginecologia, pela Unicamp. Faz parte da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, da Sociedade Americana de Imunologia da Reprodução e da Sociedade Americana e Europeia de Reprodução Assistida. Site: https://adrianadegoes.med.br/ Instagram: https://www.instagram.com/dra.adrianag/ CRM: CRM-SP 96001

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