Cuidados com os pés no frio: Dicas para evitar pele ressecada e rachaduras

Saúde
17 de Agosto, 2021
Cuidados com os pés no frio: Dicas para evitar pele ressecada e rachaduras

Menos umidade no ar, temperaturas baixas, uso de meias e calçados fechados o dia todo… Pois é, os nossos pés podem sofrer com todos esses fatores durante o inverno. E aí, descamações e rachaduras dão as caras. Por isso, confira os cuidados com os pés que você deve ter no frio:

Por que a pele fica mais ressecada no inverno?

“O frio leva a uma diminuição da transpiração corporal que, quando associada à baixa umidade do ar, pode causar o ressecamento excessivo, o aumento da sensibilidade e a diminuição da capacidade de regeneração, inclusive tornando a pele mais vulnerável aos agentes externos”, explica o médico Franklin Veríssimo, que atua com medicina estética.

Desse modo, a nossa barreira cutânea perde sua integridade, ficando mais predisposta a dermatites e infecções. Principalmente em pacientes que possuem algum problema de pele — rosácea, psoríase e acne, por exemplo.

“Além disso, dois fatores que podem contribuir para exacerbar o problema são: a baixa ingestão de água (que costuma diminuir ainda mais nessa época do ano); e a temperatura do banho (quanto mais quente, pior)”, complementa a dermatologista Fabiana Seidl.

Leia também: Cuidados com a pele no inverno: 4 dicas poderosas

Por isso, os cuidados com os pés devem ser redobrados no inverno. “Pele ressecada e calosidades acontecem pela falta de hidratação na área. E as rachaduras nada mais são do que consequências desse processo, que ocorre com a pressão e o peso do corpo exercidos sobre os pés em atividades cotidianas, como uma simples caminhada”, destaca a dermatologista Regislaine Souza Miquelin. Confira, então, o que fazer:

Cuidados com os pés no inverno

  • Aplique hidratantes regularmente: depois do banho e antes de dormir são os melhores horários. Assim, sempre que puder, passe o creme e coloque uma meia por cima para potencializar o efeito do produto;
  • Evite andar descalço ou com sapatos de salto por longos períodos;
  • Não tome banhos muito quentes;
  • Previna o sobrepeso e o diabetes com hábitos saudáveis;
  • Não lixe a pele: o corpo entende o método como uma agressão, estimulando, então, a produção de uma camada mais espessa de pele para compensar.

Leia também: Benefícios do inverno para a pele: Saiba quais são eles

Fontes: Franklin Verissimo Oliveira, médico especialista em medicina estética; Fabiana Seidl, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica; e Regislaine Souza Miquelin, dermatologista com especialização em tricologia.

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

selfie do ex-jogador de vôlei, Tande
Saúde

Tande, do vôlei, sofre infarto e é internado em hospital

Tande, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, revelou ter tido 98% de entupimento em uma de suas veias e sofrido um infarto

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração